11.12.14

PESOS E MEDIDAS - REDONDO


Na foto de cima podem ver a vara e côvado. A vara, utilizada no Império Romano, chamada Pertica, valia 10 pés de comprimento, equivalente a, aproximadamente, 2,96 metros. Em Portugal e no Brasil, até à introdução do sistema métrico, a Vara era a unidade básica de medidas lineares, valendo 5 palmos de craveira, ou seja 1,1 metros. O côvado foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. Ninguém sabe quando esta medida entrou em uso. O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 53cm. O dos romanos media 44,5cm. O côvado hebreu media 44,7cm.
 Na foto do meio podem ver o ábaco, um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na China e no Japão, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

3 comments:

João Menéres said...

A das medidas na 1ª imagem é interessantíssma !
Bom olho, Jorge !

Jorge Pinheiro said...

João: acrescentei a explicação. Foi um amigo meu que me alertou para a as medidas padrão numa das entradas do castelo do Redondo., a Porta da Ravessa.

João Menéres said...

Já tinha ouvido qq coisa sobre isso, mas não com este pormenor.
Deu conta que o côvado hebreu é o mais curto, não deu ?