Nascido em Baltimore, em 21 de de Dezembro de 1940, perdeu a luta com o cancro em 4 de Dezembro de 1993. Filho de mãe com ascendência francesa e siciliana e pai com antepassados gregos e árabes, Frank Zappa não podia deixar de ser um músico de fusão.
Em 1957 formou o grupo "Blackouts", constituído por colegas de escola de várias raças, provocando escândalo na época. Zappa tocava, então, bateria. Mais tarde integraria os "Soul Giants", um grupo que tocava "covers" no circuito dos bares de LA. Rapidamente Zappa tomou conta da banda que se transformou, primeiro, nos "Muthers" e, depois, nos "Mothers" (no dia da mãe de 1964). Foi a Warner Brothers que exigiu a mudança de nome com medo que as rádios os ostracizassem. Passaram a "Mothers of Invention" e foram igualmente ostracizados!
Em Dezembro de 1971, durante uma actuação no Casino de Montreux, na Suiça, um incêndio destruíu o edifício e o equipamento da banda. O episódio inspirou os "Deep Purple", presentes na audiência, a compor o célebre "Smoke on the Water".
Profundo defensor da liberdade de expressão, Zappa foi ouvido no Senado e esteve directamente envolvido na polémica contra as pretensões de um grupo de mulheres de políticos o "Parents Music Resource Center", que pretendia impor um sistema de classificação de discos, à semelhança do que se passava no cinema. Algumas editoras chegaram mesmo a pôr um aviso nos discos "Aviso aos pais - letras explícitas". A querela inspirou-o a criar "Frank Zappa Meets the Mothers of Prevention", com "samples" das audições no Senado.
Zappa era pagão convicto, politicamente incorrecto e não consumia drogas, nem suportava músicos drogados ou alcoolizados. Personagem controversa, gostava de se considerar um compositor obsessivo e sempre disse não ser um virtuoso como guitarrista. Chegava a passar 18 horas no seu estúdio construído na cave de sua casa e que ele chamava "Utillity Muffin Reseach Kitchen". Adorava as performances em palco. Deixou um acervo de mais de cem discos (entre oficiais e piratas tornados oficiais) e uma auto-biografia de 1989, "The Real Frank Zappa Book". Era amigo íntimo de Vaclav Havel (o Presidente da "Revolução de Veludo" na Checoslováquia) e tem uma estátua em Vilnius, capital da Lituânia.
jp
No comments:
Post a Comment