17.8.07

OMBROS - LIÇÃO Nº 3

A atitude dos ombros define-se melhor quando se desalinham. Veja-se a tensão extrema entre ombros. Ombros impulsivos. Provocantes. A cintura estreita. Bem marcada. Ancas proporcionadas. Prontas para acariciar. Que mais pode um homem desejar?

Depois da II Grande Guerra a Gibson dominava o mercado, mas continuava agarrada ao conceito das guitarras eléctricas em tudo semelhantes às acústicas, apenas se acrescentando electrónica.
A Fender revolucionou este conceito, conquistando, de imediato, uma significativa quota de mercado. A empresa, fundada por Leo Fender, apareceu em meados dos anos 50, fabricando guitarras de corpo sólido ("solidbody"). Já outros tinham tentado os "solidbody". Em meados de 1930 apareceu a "Rickenbacker Bakelite", mas sem sucesso. Também a Slingerland tentou e o músico Les Paul concebeu uma "solidbody" feita em casa. Mas o sucesso comercial veio com a Fender.
A Gibson foi forçada a acompanhar esta inovação e concebeu uma linha "solidbody" apadrinhada pelo guitarrista Les Paul. Posteriormente, combinou elementos da viola de caixa alta ("hollowbody") com o design de "solidbody", criando as guitarras eléctricas de caixa estreita ("thinbody"). As guitarras eléctricas de caixa alta ("arch-top hollowbody") continuam, porém, a ser as guitarras preferidas dos músicos de jazz.
jp
Nota: em www.inteligenciavisual.blogspot.com saiba tudo sobre ombros



3 comments:

Al Kantara said...

Ombros impulsivos. Provocantes. A cintura estreita. Bem marcada. Ancas proporcionadas. Prontas para acariciar. Que mais pode um homem desejar? Pois uns pick-ups simultaneamente sensíveis e poderosos ! Se não for pedir demais...

astracan said...

Desde há pouco tempo que acaricio ombros em tudo semelhantes a estes, que os recebo no meu colo, que, ora energica, ora languidamente levo muitas vezes noite dentro... é um prazer de que ainda mal começei a disfrutar. Mas digo-vos, vai durar!

Jorge Pinheiro said...

Pois é, elas são tramadas!