4.2.10

TURISTA OCIDENTAL - NA TERRA DOS LUSITANOS (1)


Iniciamos hoje o último episódio do meu livro "Turista Ocidental", desta vez por terras da Beira Alta, onde, no passado, andaram os temíveis Lusitanos, país da Pátria e da Mátria.


Malta fica no coração do Mediterrâneo. Pátria de Corto Maltese; salvação do apóstolo Paulo; prisão de Ulisses, seduzido pela provocante Calipso.
360 igrejas em 316 km² (pior, só no Vaticano), distribuídas pelas ilhas de Malta, Gozo, Comino e, mesmo, pelas ilhas desertas de Cominotto e Filfla. As senhoras têm de entrar de lenço e oferecem-se batas esverdeadas às estrangeiras mais impúdicas que se apresentem de calções ou t-shirts de alças.
A culpa deste fervor patológico deve-se à incómoda presença de S. Paulo que, no distante ano de 58, prisioneiro a caminho de Roma, foi salvo de um naufrágio nas costas destas ilhas e por lá ficou a pregar com grande eficácia. Como seria hoje o mundo se esse fanático pregador tivesse morrido afogado?

Em Jerusalém, por volta de 1090, um grupo de mercadores italianos de Amalfi foi autorizado a construir uma igreja e um hospital-albergaria para recolha dos “palmeiros” (peregrinos para a Terra Santa), com gestão inicialmente confiada aos beneditinos.
Depois da conquista e do habitual massacre da população muçulmana e judia de Jerusalém por Godofredo de Bulhão, a 15 de Julho de 1099 (1ª Cruzada), aquela agremiação evoluiu para uma ordem hospitalar e militar.
Sob o alto patrocínio de São João Baptista, é instituída a Ordem de São João do Hospital de Jerusalém, cuja missão era, primeiro, matar e, depois, curar… Ou seja, dar a extrema-unção que é, sem dúvida, uma forma terminal de cura.
(a continuar)

6 comments:

Li Ferreira Nhan said...

Ótimo!!!
Bem vindo Turista Ocidental!

Bruna said...

Esta "cura"..agradeço. Prefiro a doença ou, melhor dizendo, as feridas...
Peguei "o bonde andando" terei que voltar para ler tudo. E volto, pois adorei sua irreverência.
Abss

Anonymous said...

Grande LIVRO!
Ainda não comecei a ler o OLHAR DE FOGO! Mas farei!

Jorge Pinheiro said...

Bruna: se quiser ler os anteriores episódios, basta clicar na etiqueta "turista ocidental. Senão, este episódio começou hoje e todos são autónomos uns dos outros porque cada um é uma viagem diferente. Obrigado pela atenção.

Maria Augusta said...

Sempre quis conhecer Malta, ainda não o fiz, mas sei que é um lugar com uma história densa, que você bem lembrou aqui.

Jorge Pinheiro said...

Eu já lá fui, Maria Augusta. Devo dizer que com alguma desilusão.