Sernancelhe fica na Beira Alta e é “a capital da castanha”, como, aliás, são mais 27 terras aqui para o norte, em especial lá para Trás-os-Montes.
Os “sernancelheiros” ou “sernancelhotas” (nunca atino com os gentílicos!) são boa gente, embora de tradição ligeiramente reaccionária. Contrariamente aos vizinhos de Trancoso, não apoiaram a Constituição Liberal de 1820. Mais, a Câmara de Sernancelhe foi a primeira, em todo o país, a proclamar a restauração de D. João VI como rei absoluto, na sequência da abolição da Constituição… E foi ainda a primeira a protestar contra o desembarque das tropas liberais no Mindelo!
É evidente que esta tomada de posição teve custos: a estrada nacional passou três quilómetros ao lado, isolando Sernancelhe.
Mais recentemente, já com estradas melhoradas, foi aqui que Cavaco Silva iniciou a sua cavalgada triunfal para a Presidência da República.
Curioso é que não se sabe se o nome da vila começa por S ou C. Esta tem, aliás, sido uma questão que, através dos tempos, tem levantado um rio de dúvidas que desaguam num oceano de interrogações.
(A continuar)
2 comments:
Vivi em Sernancelhe algumas aventuras surreais. Coisas já quase esquecidas que recordei subitamente ao ler este post.
Ainda bem que serviu para alguma coisa. Abraço.
Post a Comment