A Selena, a propósito da minha fotografia anterior pergunta: Jorge, gostaria de te fazer uma pergunta técnica eu acho. Não entendo nada de fotografia, mas gostos dos detalhes que elas trazem, é bobagem minha mas os fotografos além de toda técnica que usam, as lente, o ângulo..as cores , o tema...enfim além de tudo isso que eu não sei perguntar ou nada disso pois perguntei demais que uma boa fotografia trás, ele quer passar o olhar que tem, não é isso? Gostaria de saber o que é realmente que o artista vê quando clica em uma imagem? Você poderia me responder por você?
Está aberto o debate. Não sendo eu um fotógrafo e não usando especiais meios técnicos, respondo como amador, esperando que gente mais habilitada possa complementar o que penso. Para mim, clicar para uma foto é como congelar uma imagem. Eternizá-la. É uma caça à luz, ao ângulo, ao enquadramento, ao objecto. Acima de tudo é captar um instante que nunca mais se repetirá. Há uma paixão em quem fotografa por sistema. Um vício. Querer guardar aquela imagem. Fazer que o tempo páre. Deixar que a imagem se sobreponha à realidade. Sim, naquele momento a realidade mediatizou-se. Deixou de existir um momento e passou a existir a eternidade. Não é na técnica que está a boa fotografia. É a força da imagem mediatizada. A ironia do momento captado. A poesia do instante imaginado. Eu fotografo de forma instintiva. Não faço os cenários. Limito-me a olhar. E, ao longo dos anos, o meu olhar vê mais e melhor. É isso que o fotógrafo quer passar a quem vê as suas fotografias. Queremos que alguém as interprete e comente. Queremos a estética e a interrogação. Mais do que mostrar o meu olhar, quero que os outros me digam o que veem... Que falta me faz aqui o Roberto para explicar isto direitinho.
8 comments:
Acho que explicaste muito bem.Eu não sou fotógrafa, não gosto de SER FOTOGRAFADA,mas adooooooooro fotografar.
Ando pela casa ao amanhecer, de janela em janela(moro num andar alto) fazendo fotos do céu e à noitinha,quando o sol se põe,também..´Pra mim significa querer guardar um pouco daquele momento que pode nem ser lindo aos outros, mas pra mim o é.Estranho isso! um abração,tudo de bom,chica
A resposta do JORGE ajusta-se a 100% à sua maneira de ser e de estar, penso eu.
E em 90% corresponderia à minha própria resposta.
Olá Jorge,
Obrigada por responder e compartilhar a pergunta, às vezes achamos que sabemos as respostas por fatos e coisas já ditas antes, mas sempre penso que razões diferentes movem o artista a registrar esse momento do tempo que dura tanto e é tão diverso...quero saber mais, ou até complementar a questão, mas por enquanto procuro entender essas observações.
Obrigada a todos,
beijos
voce explica muito bem, acho que O Roberto te faz falta mais como amigo...pq acho tuas fotos otimas!!!
Selena é bem fácil, quando vemos imagems durante as 24 horas do dia, elas são mais de 2.300.000 imagens vistas, é só escolher 2 ou 3 no máximo, dentre essas milhões, que será uma boa foto.
Abs.
Fernando: mas como e porquê você escolhe? Ou tira 2.300.000 fotos e escolhe duas? :)
João adodaria saber os 10% que correspondem a ti se puder dizê-los é claro.
beijos,
Fernando não conto quantas imagens vejo durante o meu dia, se isso é comum ou não, mas a minha curiosidade está naquela que pode ser conhecida pode ser famosa ou não com técnica ou intenção, não faz diferença essa indicação. Tenho a impressão que um sentimento sincero e abstrato do artista que a registra fica impregnada na foto, como acontece com as telas ou qualquer expressão que é feita com sincera emoção...Quando a imagem te chama a atenção, acho que é essa a minha questão. A pergunta que te faço e queria muito saber é se nunca se sentiu escolhido por uma imagem ou um olhar?
beijos,
SELENA
O JORGE acaba de responder aos 10% que faltavam!
Um beijo, minha querida.
Post a Comment