No Domingo fui a Cacilhas. Fica em frente a Lisboa do outro lado do Tejo. Já não ia lá há vinte anos. Resolvi ir almoçar com uma amiga minha, a Núria, chegada naquele dia de Barcelona em visita turística. Não sei o que me passou pela cabeça!!! Ela conhece bem Lisboa. Depois achei que ao Domingo os restaurantes estão todos fechados na capital. Afinal ela conhecia Cacilhas melhor que eu. Fui eu o turista de uma realidade catastrófica e absolutamente decadente. Numa zona fantástica, com a melhor vista possível sobre Lisboa, um amontoado de casas a cair de podres olham o Tejo antes de se desmoronarem definitivamente. Havia ali fábricas de conservas e de transformação de óleo de bacalhau. Armazéns, empresas inglesas de estanho, casas de habitação... Hoje um destroço, perdida entre heranças, partilhas, questões jurídicas, planeamento urbanístico, falta de ideias, especulação... Devia ser explorado uma Turismo Decadente já que não há financiamento para mais. Façam visitas guiadas aos destroços. Deixem-se conquistar pelos fantasmas industriais que povoam aquela zona de desastre. O almoço correu bem. Felizmente sobrou um bom restaurante, o "Ponto Final", onde comi uns belíssimos salmonetes. Estou curioso a pensar na retribuição quando fôr a Barcelona. Deixo as imagens...
22.6.10
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
8 comments:
MUITO BOA A IDEIA DO TEMA
PORTUGAL DESTROÇADO !
Vamos a isso?
Grande abraço.
Por mais que eu sinta alguma ironia - sei que o João não gosta de destroços e senti a ironia de Jorge, fico triste e incomodada também com a decadência ao mesmo tempo que elaboro um inventário poético do inexorável. Recortes que imortalize algum testemunho do belo.
Penso que o Jorge viu isso, ao mesmo tempo que trouxe a publico sua preocupação. O registro ao alerta.
Sei lá. Eu tanto gostei que levo a parede com as empenas, à direita.
Não só fotografo como catalógo boas paredes.
bjs,
↓
Um tango, uma milonga e um fado
ou "trio" juntos.
EnFADOnhos!
MILONGAmentos!
LamenTEJOs!
TRisTE!
é uma pena mas eu gosto de lugares assim, podem contar muitas historias, e devem passear muitos fantasmas por ali, eu adoro fantasmas.
lindas fotos como sempre.
e meu querido Jorge, obrigada pelos os episodios de minha vida:)tao bem escritos..
E não tem fotos do PONTO FINAL e da Núria?
Vão a seguir e a pedido, Eduardo:)
Que judiação, espero que ela vai se reerguer um dia.
Eu sabia que vc não falharia.....srsr
Post a Comment