É neste minúsculo cantinho do mapa que me poderão encontar na próxima semana. Olivença (em castelhano Olivenza) é uma cidade e um município numa zona fronteiriça cuja definição é objecto de litígio entre Portugal e Espanha, reivindicada de jure por ambos os países e administrada de facto como parte integrante da comunidade autónoma da Extremadura espanhola..
O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
É este intrincado problema diplomático que me proponho resolver numa rápida visita à região que não deixará de passar por Arronches, Monforte, Campo Maior, Elvas, Barrancos, incluido os míticos castelos de Ouguela e Noudar, do lado de cá. Do lado de lá atacaremos Olivença, La Codosera, Alburquerque e Badajoz. Trago caramelos para todos...
8 comments:
Eu prefiro torrão de Alicante. Beijinhos e boa viagem. Divirtam-se e... bailem muito...
Tenho certeza que será bem sucedido..rs.
Bom passeio
Finalmente conheço Nenhures no mapa!
Fernanda,
Tas linda!!!
Jorge,
O amor faz milagres!!!
Boas "férias"!
Bé: e não te faz mal aos dentes?!
Angela: pelo menos tiro fotos. Deve estar um calor de morte...
Eduardo: este é um vários Nenhures que temos por cá. Espero que ainda haja gente!
Helena: cumpre-me achar que sim, claro.
Os caramelos é que fazem mal, colam-se aos dentes... depois quero falar e não posso...
Afinal fica mais para Outibro...
Outubro, irra!
Post a Comment