"O cristianismo é sobretudo um sentimento; o catolicismo é sobretudo uma instituição. Um vive da fé e da inspiração; o outro do dogma e da disciplina. Até meados do séc. XVI o catolicismo não é mais do que a transformação progressiva desse sentimento cristão na instituição religiosa. A partir daí a situação agrava-se dramaticamente. Em reacção ao movimento da Reforma de Lutero e Calvino, Roma convocou o Concílio de Trento (1545 - 1563). A solução dada ao problema foi o ódio e a cólera. O catolicismo agrava-se, fortificando a ortodoxia, tornando-se inabalável e absolutista. Em Trento estabelece-se o dogma do pecado original, uma condenação hereditária que só Cristo podia redimir; a eucaristia, vibrando com anátema sobre quem não crê na presença real de Cristo no pão e vinho do altar, uma verdadeira idolatria que faz reviver os tempos do paganismo; finalmente, em Trento, impõe-se a confissão (até aí facultativa). Na sessão 14ª de Trento, a consciência cristã é definitivamente encarcerada. Sem confissão não há remissão dos pecados. A alma é incapaz de comunicar directamente com Deus senão por intermédio de um padre. Funda-se aqui o poder, tão temível quanto misterioso, do confessionário. Aparece um tipo singular: o director espiritual. A partir daí há um padre em cada família, uma vontade oculta que governa a casa. Um intruso que manda mais que o dono" .
Excertos do opúsculo "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares", Antero de Quental (1871).
Na imagem, confessionário da Sé Velha, Coimbra.
Na imagem, confessionário da Sé Velha, Coimbra.
8 comments:
Esta visão sempre me causou emudecimento.
obrigada por não ter ficado no esquecimento e muito abrigada pelo texto excelente!
Estou com a Li e com a Maria de Fátima!
O texto não é meu. É do Antero de Quental. Limitei-me a encontrá-lo e a concordar com ele, para mal dos meus pecados.
Demais!
E pensar que há tempos, eu entrei num desses... Hoje em dia... falo comigo mesma. Mas é muito interessante toda essa confissão!
Um beijo grande!
CON
Obrigado Conceição.
adoro o Antero, os seus sonetos, a sua força, a sua revolta! Não sabia que a confissão tinha sido imposta no Concílio de Trento, gosto de aprender! Embora seja cristã, não me submeto às sentenças da igreja católica. Sempre gostei de poder escolher o meu caminho.
Obrigada pelos esclarecimentos que sempre consegues dar!
Beijos
Obrigado Graça. Beijos.
Post a Comment