14.11.10

COIMBRA - SANTA CLARA - A - VELHA I

A Ordem de Santa Cruz (frades Crúzeos) sempre dominaram Coimbra, impedindo o seu desenvolvimenteo e expansão até ao séc. XVIII. Donos de grande parte dos terrenos Coimbra, lutaram pela inacção e subdesenvolvimento. Uma espécie de monopólio que, logo no séc. XIII, tentou impedir a construção do Mosteiro de Santa Clara. Foi Dona Mor Dias, uma nobre de Coimbra, que, ao tempo de Afonso III, empreendeu a árdua tarefa de fundar uma casa de Clarissas. A primeira pedra foi lançada em 1286, na margem esquerda do Mondego, perto do local onde existia um Convento Franciscano. A guerra com a Ordem de Santa Cruz foi tal que o Mosteiro acaba fechado com a morte da fundadora. A partir de 1307, a Rainha Santa Isabel (mulher de D. Dinis), interessa-se pelo Mosteiro. Em 1314 obtém autorização papal para refundar o Mosteiro. Gastou muito do seu património pessoal na reabilitação do Convento, onde acaba por recolher após a morte do marido, em 1325. Entretanto, o rio Mondego começa a subir drasticamente de cota (mais de sete metros), alagando sistematicamente toda a zona do Mosteiro, por mais de uma vez. Foram sendo construídos andares sobrepostos, tentando escapar ao avançar das águas. A situação, porém, torna-se insustentável. No reinado de D. João IV (séc. XVII) constrói-se o Mosteiro de Santa Clara - A- Nova, no Monte da Esperança. O velho Mosteiro é abandonado definitivamente em 1677. Em 2001 foi lançada a recuperação. Hoje é, indiscutivelmente, um prodígio arqueológico. Um símbolo nacional de saber fazer. Imperdível.

8 comments:

Anonymous said...

Quanta história! Quanto passado! Muito bem contado e ilustrado pelo amigo escritor e fotógrafo!

Li Ferreira Nhan said...

Não sabia do adiantado da recuperação!
Com certeza irei conhecer!
Esta lindo!!!

Helena Oneto said...

Tantos tesouros que me são desconhecidos! Muito tenho aprendido sobre o nosso riquíssimo património cultural aqui. Sabes ver e contar (e outras coisas mais...) e de História és imbatível! Coimbra sera o meu próximo deslumbramento, graças a ti.
Boa continuação!

The one you know said...

Coimbra é uma cidade lindissima e com muita história.

Sandra said...

Parabéns pela bela postagem. Aprendemos sempre com os amigos.

Jorge, venho carinhosamente, deixar um convite bem especial.

BOM DIA, MUITO ESPECIAL.
VENHO LHE ENTREGAR EM MÃOS UM CONVITE MUITO ESPECIAL PARA A FESTA DE AMANHÃ.
VOU TE ESPERAR COM MUITO CARINHO...

FESTA SURPRESA

LOCAL: CURIOSA.
QUANDO: 16.11.2010
HORARIO: DURANTE TODO O DIA.

VENHA PARTICIPAR. TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR MUITO.
VOCÊ AJUDAR A BRILHANTAR A FESTA.


CONFIRME SEU CONVITE NA CURIOSA.
VOU TE ESPERAR.
VAMOS CANTAR E FESTAR COM MUITA ALEGRIAS.
CARINHOSAMENTE
SANDRA

Jorge Pinheiro said...

Ainda bem q continuam a seguir. Obrigado.

Anonymous said...

Já agora, e antes de arrancar para qualquer celebração, os Crúzios eram agostinianos.
Apadao

Anonymous said...

Construção curiosa, uma esp
ecie de pia batismal à direita, nas construções de primeiro plano, já próximas do paço da rainha. Que seria o espaço circundante?
Antoniao