E depois há Serralves. Talvez com menos profundidade que a Fundação Gulbenkian (Lisboa), mas seguramente com a irreverência da modernidade de um projecto cultural de vanguarda lançado com enorme êxito há 25 anos. O Parque de Serralves é um espaço verde, que se estende por 18 hectares. A Casa e o Parque foram mandados construir pelo Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela. Concluída em 1940, a Casa de Serralves é da autoria do arquitecto português Marques da Silva e é considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal. O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber, em 1932. Até à abertura do Museu de Arte Contemporânea, em 1999, a Casa de Serralves acolhia as exposições. Posteriormente, construiu-se o Museu de Arte Contemporânea, edifício projectado pelo arquitecto Siza Vieira, nas suas linhas habituais rectilíneas e despojadas. Absolutamente imperdível. Em futuros posts daremos conta do que vimos lá dentro. Sim, que aqui pode-se fotografar.
.31.7.12
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
12 comments:
Texto escorreito, ou seja, sintético, mas sem deixar lacunas e com a vantagem de nos dar links ( preciosos para quem quiser saber mais ).
Uma gracinha, Jorge : A côr da Casa foi muito carregada. Bronzeou com o Sol que tem estado nestes dias ?
LOL
Um abraço.
Quero muito conhecer! Que venham as fotos!
Uma outra obra do Siza, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, pertença da Câmara Municipal de Matosinhos, por razões que desconheço, está sem concessionário há meses.
Esta obra do Prémio Pritzker ( foi concebida, na altura, por um grupo de jovens Arquitectos - posso um dia, dizer os seus nomes ), por incrível que pareça, está ao absoluto abandono e já se notam evidentes sinais de degradação e até de vandalismo !
E, assim, se vai o ouro dos nossos dedos...
João: a cor é hiper-realista.
Compreendo...
Um belíssimo parque e museu por onde frequentemente passo alguns dos meus tempos livres.
Gostei de ver a Casa de Serralves assim retratada.
Beijos
como gostaria de conhecer todas estas magnificas coisas que voce colca e descreve! estou esperando mais fotos de que tem dentro!
MYRA
Se o Jorge não as tiver, eu mostrarei qq coisa após férias...
Já passei perto mas sinceramente não conheço e gostei da tua bela reportagem.
quero conhecer!
Aí só deu tempo de conhecer as retilinidades de Siza . Belas .
Estamos aí...
Post a Comment