Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota. A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma ampla variedade de formas e cores. A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos. Alguns obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos.
Há ainda certos cogumelos com propriedades alucinógenas, utilizados tradicionalmente por diversos povos. O mais famoso destes é o Psilocybe cubensis. Outra espécie utilizada em rituais é o Amanita muscaria.
9 comments:
Os alucinógenos eram moda...
Ou ainda são.
Agora menos.
Este cogumelo está fabuloso!
Até apetece arrancar, tratar na cozinha e saborear!
Gosto da explicação e muito mais da foto!
;-)
Melhor assim; menos os alucinógenos e mais os comestíveis!
:)
no Mexico e tradicao religiosa principalmente em Oaxaca...
Então não são guarda chuva de sapo ???
Também podem ser. A verdade é que são "flores".
Aconselho-te a falares com o Francisco Castelo. "Viciado" na busca, na apanha e na confecção dos mesmos. Faz parte de uma tal "Irmandade do Cogumelo" e, quando tem dúvidas sobre se são venenosos ou não, manda-os não sei bem para onde para serem analisados. Em tempos que já lá vão, depois de uma manhã de quimio, fui ao cogumelo com esse gajo... :)Coisa a não repetir nas mesmas circunstâncias.
Sabes, nem gosto de cogumelos. Sabem a bolor...
Post a Comment