26.6.07

CONTOS DA RIA - A CONCHA

Há anos que vagueio ao sabor da corrente na escuridão gélida do oceano. Estou só. O meu dono deixou-me. Ando desgovernada.
Um dia uma tempestade mais forte arrastou-me. Passaram anos sobre anos, tempestades sobre tempestades. Fui subindo na fúria das vagas em direcção à claridade. A água cada vez mais quente. A luz cada vez mais próxima. Lá em cima via um círculo do fogo refractado no líquido transparente.
Andei meses nesta angústia para a frente e para trás levada nas marés, enrolada nas ondas, envolta na espuma branca da rebentação.
Acabei atirada para a areia seca. Ali fiquei, as costas rugosas e escuras viradas para a bola de fogo que eu agora sabia chamar-se Sol.
Passaram Invernos e Verões. Aprendi a distinguir as estações do ano. Às vezes chovia e eu tinha saudades do mar. Outras vezes o vento agreste fustigava de areia perfurante. No Estio o Sol impiedoso calcinava-me a crosta. Um dia explodiria em mil pedaços e as ínfimas partes de mim perder-se iam no areal infinito da praia de Fábrica.
Aprendi a conhecer os homens. Ouvia-lhes os passos. Apressados e silenciosos os pescadores. Vagarosos e barulhentos os turistas. Eram seres enormes que passavam erectos em duas pernas grossas com dois olhos coruscantes que me perscutavam com avidez.
Ao meu lado todos os dias dezenas de conchas indefesas eram pisadas, desfeitas e reduzidas a areia por aqueles seres insensíveis.
No Verão grupos de turistas passeavam devagar. Subitamente baixavam-se e algumas de nós desapareciam levadas para parte incerta. Ninguém mais as via. Para onde iriam aquelas conchas que os humanos transportavam com tanto amor? Será que havia um futuro diferente? Um futuro melhor?
Todos os Verões entrava em ansiedade. Mas em mim ninguém reparava. Era grande, feia, tosca. Ninguém me queria apanhar!
Naquele Setembro as marés vieram fortes. Uma onda atirou-me para longe. Fiquei virada para cima. Finalmente vi o meu interior. Por dentro eu era madrepérola. O Sol reflectia em mim as mil cores do arco-íris. Eu era uma galáxia colorida... Eu era a rainha das conchas!
Três dias passados vi aproximar-se uma menina loira com um balde amarelo. Parecia hipnotizada, ofuscada com o meu brilho. Pegou-me fascinada. Pela primeira vez senti o pulsar quente dos dedos humanos e vi uns olhos azuis reflectidos em mim.
A menina olhou-me durante minutos que pareceram horas no meu receio de ser rejeitada. De repente senti-me cair para dentro do balde. A menina corria agora gritando excitada. Tinha encontrado o seu tesouro!
Uma semana depois era embrulhada com desvelo em papel de jornal e depositada com mil cuidados no fundo de uma mala. O Airbus 707 arrancou. O meu destino era a Suiça.
Lá fora a neve caía. Eu estava quente e aconchegada no rebordo da lareira. Agora eu era peça de decoração, uma obra de arte. Todas as semanas me limpavam o pó. De mês a mês davam-me banho e eu brilhava resplandecente.
A família suiça olhava-me saudosa daquelas férias à beira mar. Aos Domingos as amigas da menina rodeavam-me de atenções. Deslumbravam-se com o meu brilho. Reflectiam-me a luz. Contavam-me as cores.
Com o passar dos anos comecei a ter companhia. Estranhas conchas de mares exóticos competiam comigo em cima da lareira.
A menina depressa cresceu. Agora passava muito tempo a namorar ao telefone e aos Domingos levantava-se tarde. As amigas deixaram de aparecer.
Acabei por ser rejeitada. Para cima da lareira compraram um quadro modernista. Eu fui atirada para uma cave escura e bafienta. Fiquei assim anos. Nunca mais ninguém quis ver as minhas cores. Nunca mais o Sol me iluminou.
Um dia senti vozes perto de mim. Alvorocei-me esperançosa... A casa fora vendida. Um prédio novo iria ali nascer. Homens sujos de mãos calejadas atiraram-me para um monte de entulho, juntamente com tijolos partidos e caliça podre. Sem cerimónias fui despejada numa lixeira municipal.
Vi o Sol pela última vez. Um sentimento de morte invadiu-me a alma. Nunca mais se cumpriria o meu destino. Nunca mais seria areia. Nunca mais veria o mar!
jp


4 comments:

Anonymous said...

É bom estares de volta.

Bonito o texto.

Anonymous said...

Bom regresso!

Anonymous said...

Coitadinha. Ainda tive esperanças
de que aparecesse uma fada e a
transformasse em namorado da menina
e que casassem e tivessem muitos
filhos.... Nada é como queremos

goa said...

Esta foge ao teu registo habitual...
Giro mas um bocadinho previsivel!