24.7.07

ESCOLA NAÚTICA II

Lamento desiludi-los. É tudo mentira. Tudo embuste... O homem não era navegador. Nunca morou em Sagres. Não houve Escola Naútica!
D. Henrique, esse mito semi-Plantageneta, misto de Sir Galahad e de Merlin, limitou-se a fazer viagens de rotina pela costa portuguesa e foi uma vez a Ceuta. Consta que enjoou!
Em Sagres nunca morou. Ficou-se por Lagos e, mais tarde, acabou por ter residência na Raposeira (entre Espiche e Vila do Bispo).
Escola nunca houve. Até à morte do Infante (1460), a navegação baseava-se nas tradicionais técnicas mediterrânicas: bússola; carta de marear (quando havia); prumo (para sondagens); e cálculo de latitudes através da observação a olho nu da altura da Estrela Polar acima do horizonte. Não havia mais instrumentos... Assim, longe de ensinar a prática da navegação aos pilotos, foram estes que ensinaram o seu ofício ao Infante.
O mito, diligentemente construído pelo subserviente Zurara e pelo inventivo Damião de Gois, desaba com estrondo. D. Henrique apenas tinha intenções cruzadísticas ao bom estilo medieval, só que agora em terras africanas. A "cruzada negra" e a patética busca do reino de Preste João foram o motor dos descobrimentos e da "era moderna". Curioso é que o desejo de expanção da fé cristã inicia o capitalismo agnóstico. Ironias do destino!
jp

5 comments:

Anonymous said...

Estou chocada, então fomos enganados estes anos todos? Não há direito!

Anonymous said...

Cheguem onde chegarem perguntem sempre: É aqui o Reino de Prestes João?
Não perguntem onde fica, mas se é aqui...
Busca infindável, engano fatal, nem com GPS lá se chega.
Escusam de procurar.
Basta!

Anonymous said...

E como existem provas do que está aqui escrito hum?
~Tal como a pessoa que escreveu este texto, muitas outras escreveram o contrário , porque que agora vem um qualquer e diz-nos o contrario? porque acreditar neste pequeno texto escreito por uma pessoa que nem conhecida é do que acreditar no que é dito á séculos?
Se não existe, qual é a razão das estátuas , os textos das suas viagens ...? é tudo invenção de uma cabeça só é?Meu deus . Trate-se e e é assim tao verdade o que diz neste texto , então Prove-o !

Hasta La Vista!
Catarina Kaulitz!

antonio adao said...

toma que já almoçaste! então pensavas que era só caluniar um icone nacional que até era benfiquista? achas pouco ter atravessado o estreito, com armadura posta e tudo e sem colete salva vidas? anda, prova lá! atira-me com a bibliografia a ver se me desvio.

Anonymous said...

Antes de mais gostaria de dizer que vim aqui por engano e não gostei nada do que li, por considerar uma tremenda falta de respeito...
Digo-lhe mais gostaria muito que os portugueses de hoje tivesem a mesma coragem do grande Mestre Infante Dom Henrique e outros homens da época um povo com raça e não a raça de povo que somos hoje.
Amigo não sei quem é o Sr. nem o que faz, mas informe-se melhor e depois descutimos as suas provas.

"Pescador de Sonhos"