19.7.07

O MITO CELTA

Há por aqui muitos vestígios celtas e povoações que parecem ainda estar na Idade do Ferro. Mas, lamento desiludir os mais folclóricos frequentadores de “pubs” irlandeses:
a gaita não foi inventada pelos Celtas.
Refiro-me, obviamente, à gaita-de foles, também conhecida por cornamusa. A origem é um mistério, podendo até ser egípcia, mas vindo seguramente do Próximo Oriente e sendo, decididamente, anterior a Roma. Depois de uma utilização bucólico-pastoril durante séculos, entrou em declínio a partir da Renascença. Novos instrumentos, novas estéticas musicais fizeram a gaita perder para a concorrência. Os oboés e os clarinetes ganharam!
Pois foi precisamente nessa altura (e só nessa altura) que a gaita chega à Irlanda. A gaita das Highlands foi mantida pelo povo britânico como um “instrumento de guerra” e utilizado pelos batalhões reais, assim sendo disseminada pelo globo, graças ao império britânico. Acaba assim o mito da gaita, o denominado “mito celta”, directamente ligado à gaita das Highlands, mito que, no entanto, se mantém para efeitos fonográficos e cinematográficos.
Mas, mesmo sem ser celta a gaita é fascinante. O instrumento pertence à categoria dos aerofones. Um ponteiro com um soprete, que serve de válvula mediadora e um reservatório para o ar, um fole, feito de pele de cabra que permite tocar continuamente, de forma mecânica, sem pausa para o músico respirar. Basta apertar o fole com o antebraço. Essencial na gaita é um segundo tubo melódico pelo qual se emite uma nota constante harmónica, o bordão ou ronco.
A gaita é um instrumento modal utilizando, na sua maioria o modo jónio (modo de dó) e mais excepcionalmente os modos mixolídico (em si) ou eólio (em lá).
Enfim, nada disto seria importante não fossem as pauliteiras...

4 comments:

maria antunes said...

As coisas que tu sabes. As coisas que eu aprendo aqui neste blogue. Claro que nada disto teria importância se não fossem as pauliteiras.

Anonymous said...

é uma maneira de não acabar as "danças" dos pauliteiros, porque o futuro do mundo esta nas mulheres. adoro os seus "escritos" as suas historias, quando for grande quero escrever assim...
viajar e visitar estes cantinhos do nosso portugal e ser capaz de ter olho e uma maquina fotografica assim...gosto gosto

Anonymous said...

Bem, andava a navegar pela internet quando encontrei este blog, que sem dúvida alguma, está fantástico!
Parabéns!
Obrigado por apoiar e divulgar, as tradições mirandesas(incluindo as pauliteiras).

zamot said...

Viva os oboés e os clarinetes!