28.8.07

OMBROS - LIÇÃO Nº 5

Sensualidade natural. Proporções exactas. Ombros expostos sem exagero. Silhueta bem lançada. Ancas subidas e marcadas. Ventre acolhedor. Curvas fatais. O desejo é inevitável.

Ted McCarthy, presidente da Gibson, começou por se rir da "guitarra chata" construída pela Fender. Um ano depois andava doido para conseguir uma "solidbody" competitiva.
A Gibson, no mercado das violas de corpo sólido, começou tarde mas bem. Contrariamente à Fender, a Gibson apostou num "design" semelhante à tradicional guitarra de caixa. Uma silhueta convencional, com um único "cutaway". Uma viola que, embora sem caixa de ressonância, tinha espessura. Para os músicos da época, era mais familiar do que as Fender. No entanto, a razão desta opção foi, claramente, a diferenciação face à concorrência. Uma guitarra que se distinguisse imediatamente das Fender.
O guitarrista Les Paul, que há 10 anos vinha tocando numa "solidbody" feita por ele, apadrinhou as novas guitarras Gibson.
Os modelos Les Paul inciaram-se em 1952. No final da década as vendas, porém, começaram a declinar e em 1961 o corpo da viola sofreu alterações, para responder às principais reclamações dos utilizadores. Surgiu A Gibson SG (Solid Guitar) que alterou o primitivo "design" da Les Paul. As guitarras passaram a ter dois "cutaway" (aproximando-se do "design" das Fender e das Rickenbacker). Por outro lado, foi substancialmente reduzido o peso da viola, reduzindo a espessura da caixa (penso, no entanto, que, mesmo com esta redução, este continua a ser uma diferença relevante entre os modelos Fender e Gibson).
Ainda nos anos 60, a Gibson lançou outros modelos"solidbody": a "Explorer"; a "Flying V"; e a "Firebird". As vendas, porém, nunca foram significativas e os modelos acabaram por ser descontinuados no final da década.
Hoje em dia os modelos Les Paul continuam a ser a grande bandeira da Gibson na área das "solidbody", embora a maior quota de mercado seja da Fender. O mercado das guitarras eléctricas de caixa alta "hollowbody"(as mais usadas no jazz) é, indiscutivelmente, dominado pela Gibson.
jp
Nota: www.inteligenciavisual.blogspot.com diz-lhe tudo sobre ombros.

4 comments:

Jorge Pinheiro said...

"Expresso da Linha" errou.
Na Lição Nº4 a viola fotogafada era , efectivamente, uma Gibson Barney Kessel Custom, de 1964. Foram vendidas 722 e descontinuadas em 1970.
A todos os leitores, e em especial ao comentador Ortega, aqui fica o nosso pedido de desculpas.
jp

maria antunes said...

Ahhhhh, eu vi logo! Desculpas aceites.

Como se eu entendesse alguma coisa de ombros... então violas. Mas estou a aprender, lá isso estou.

Anonymous said...

estas relações guitarras-ombros são giras..começo logo à procura de elementos em comum..

a parte do "solidbody" e "hollowbody" é que me deixaram confusa..

:)

Jorge Pinheiro said...

As primeiras não têm caixa; as segundas têm.