A culminar a Semana Europeia da Mobilidade e após as iniciativas folclóricas do tipo "Mexa-se na Marginal" e "Dia Europeu Sem Carros", recebemos hoje, de fonte governamental, a confirmação de que vão ser introduzidas medidas de fundo que implicam, inclusivamente, alterações ao Código Penal.
Passarão a ser crimes puníveis com imobilidade total ou parcial, de 3 a 8 anos, conforme a gravidade do acto, as seguintes condutas: utilização de Porches, Ferraris ou veículos equiparados; corridas de Fórmula Um ou de qualquer outra fórmula; manipulação de barcos a motor sem o fim específico de pesca profissional; mais do que 4 viagens anuais de avião, salvo casos de força maior, devidamente justificados por atestado médico; posse ou uso de avião ou helicópetero privado. O "passeio dos tristes" (Lisboa-Cascais-Sintra) só poderá ser efectuado uma vez por mês por cada família, sob pena de apreensão do veículo por 1 ano e inibição de condução por igual período.
Por outro lado, como medidas estruturantes para estimular a mobilidade sustentável, serão entregues, gratuitamente, bicicletas com banda larga e patins em linha com wi-fi incorporado. A Marginal passará a Caminho Pedonal Principal (CPP) e a A5 será definitivamente transformada em esgoto primordial. Os táxis só poderão circular com um mínimo de 3 pessoas por corrida, sendo uma o Prof. J. M. Viegas. Tudo a bem da nação...!
jp
3 comments:
Foi fotografar o carro à garagem?
Fui ontem (domingo) a Cascais. Tinham fechado uma faixa da marginal de cada lado, onde circulavam muito ufanos alguns ciclistas, peões, skaters, etc.. O engaçado é que iam a comer com a poluição dos automóveis confinados às duas faixas restantes que avançavam engarrafados a passo de tartaruga.
Oh pá, mas assim arranjam problemas respiratórios da forma mais saudável que existe que é a fazer desporto, pá. Não é a fumar 3 maços de Marlboro, pá...
Post a Comment