9.9.07

O EIXO LISBOA - CASCAIS

Estou inconsolável. A A5 vai ficar entaipada com aqueles horríveis paíneis insonorizados que impedem os automobilistas de usufruirem a paisagem. Querem-nos transportar até Lisboa encanados, entubados, embrutecidos...
A única razão que me fazia ir pela auto-estrada era poder regalar os olhos com aquela visão multicolor de prédios-dormitório quase a invadir a faixa de rodagem. Prédios que vagueiam sonolentos pelas searas, de Matarraque a Varges Mondar; de Alcoitão a Matos Cheirinhos. Um extâse para para a vista. Uma promessa para o tacto!
Deixa, assim, de valer a pena ir pela A5. Não há qualquer mais valia. Não há valor acrescentado. Mais vale ir pela velha Marginal. Ao menos vê-se o mar. É claro que não se pode comparar com a gloriosa perspectiva de suburbanidade colorida... mas pelo menos não se paga portagem!
jp

2 comments:

ortega said...

Quanto a mim as vias rápidas em espaço urbano/suburbano deviam ser subterrâneas.Quem quisesse ver paisagem andava de comboio. Se vivesses num desses prédios à beira da A5 a conversa seria outra.

Jorge Pinheiro said...

Tem razão o amigo Ortega. Tudo enterrado é um descanso! Quanto às casas, deixo para os especilistas em ordenamento e urbanismo a avaliação. Eu, por mim, só tenho pena de não ser "pato-bravo"... Já há muito estaria "off-shore"!