12.11.07

NOVA OEIRAS

Este é o bairro onde moro. É um bairro concebido nos anos 50 no conceito da "arquitectura moderna", influenciado por Le Corbusier, dentro do modelo "cidade-jardim". Moro aqui há 46 anos... Sou um dos colonizadores.
Naquele tempo não havia nenhum daqueles bairros que se avistam na fotografia: Palmeiras, Quinta do Marquês... Tudo era campo virgem ou searas. Havia cobras e lagartos e alguns rebanhos a pastar. Para nós, jovens inconscientes, foi a melhor adolescência possível: perto do mar; perto de Cascais; perto de Lisboa... e, simultaneamente, longe de tudo. A vida era passada ao ar livre, como se estivéssemos no "far-west". Nova Oeiras inaugurou uma nova etapa em Oeiras, até aí centrada na Vila Pombalina e em Santo Amaro. Nós éramos os "new-comers".
Essa Nova Oeiras existe e está de boa saúde, mas quer estar melhor.
Hoje já não ando atrás dos lagartos (até porque não os há). Hoje faço parte da Direcção da Associação de Moradores (AMNO) que vai organizar no próximo Sábado dia 17, pelas 15h, um Colóquio, "NOVA OEIRAS - PATRIMÓNIO MODERNO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL" e que conta com a participação dos arquitectos Ribeiro Telles (que foi o autor do projecto paisagístico inicial), Nuno Portas, Pedro Brandão, Ana Tostões e José Manuel Fernandes, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Estão todos convidados a assistir. É no Auditório do Centro Paroquial de Nova Oeiras, perto da Igreja. Podem ver mais detalhes no nosso site http://www.novaoeiras.com/
Fotografia cedida pela CMO.
jp

3 comments:

Anonymous said...

Lembro-me de andar a apanhar caracois no mato onde hoje está o CETO... Belos tempos :-)

Jorge Pinheiro said...

... mas não para os caracóis.

Anonymous said...

Caracol morto, caracol posto...