Para muitos o álbum "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band", dos "Beatles" (mais um editado em 1967), é um dos melhores de sempre e terá revolucionado a "pop-rock".
Não foi isso que pensaram os "Mother's Of Invention". Logo a seguir editaram "We Are Only In It For The Money". Uma sátira feroz e abandalhada ao disco dos "Beatles", cujo título e capa dizem tudo... e, provavelmente, tinham razão. O LP dos "Mother's" é, também, uma crítica contundente ao movimento "hippie", então no seu auge.
É um disco de colecção que me ficou de herança do meu falecido amigo Raul Marcial, responsável pela minha imersão precoce em músicas menos ortodoxas. Para além de Zappa, também os "Grateful Dead" me foram por ele apresentados.
Ainda que um pouco "naif", este disco reflecte o humor que viria a caracterizar toda a obra de Frank Zappa, líder do grupo e que viria a ter uma carreira com mais de cem discos editados. Músico compulsivo e obsessivo, Zappa era um doido com juízo. Temas como "Are You Hang Up?"; "What's the Ugliest Part of Your Body?"; "Harry You're a Beast"; ou "Nasal Retentive Calliope Music", são bons exemplos dessa vertente satírica da música zapiana.
Não é música fácil de ouvir. As letras são de difícil compreensão. Não dá para abanar a cabeça e, muito menos, para acender isqueiros. A obra é politicamente incorrecta. A música absolutamente única. Zappa influenciou decisivamente o meu universo musical e até a minha forma de estar na vida.
jp
6 comments:
"What's the ugliest part of your body? Uh, uh, uh...
Some say's your nose
Some say's your toes
I think it's your mind...your mind, yeah, yeah, yeah..."
"I am gross and perverted
I'm obsessed 'n deranged
I have existed for years
But very little has changed
I'm the tool of the Government
And industry too
For I am destined to rule
And regulate you"
I'm the slime - Overnight Sensation
Vão a YOU TUBE - Frank Zappa - I'm the Slime. Fuckin' obsessed 'n' deranged.
Extraordinário lembrares-te da letra, ó Grande Pentatónico!
Roserouge, tb. gosto muito daquela "Do you want some mora,Dora, right here on the flora" (acho que é assim e é do "Apostrofe", não é?)
Não. Esse tema chama-se "Dinah Moe Humm" e é do "Overnite Sensation"
Este Al Kantara sabe das coisas. Este foi o 1º LP que comprei na vida, tinha 14 anos.
Where's this Dinah Moe coming from...
Era só para ver se estavam distraídos.
Post a Comment