15.1.08

EFEMÉRIDE - AFONSO V

Nascido em Sintra a 15 de Janeiro de 1438, Afonso V, o Africano, era filho de D. Duarte de D. Leonor de Aragão. Assume o poder aos 14 anos, após 8 anos de regência do tio D. Pedro.
Inexperiente e voluntarista, deixa-se enredar na intriga palaciana, acabando por se envolver em lutas internas com D. Pedro que culminam na batalha de Alfarrobeira com a morte do tio, que era também seu sogro. Ganha a facção senhorial, continuando a distribuição abusiva de benesses pela aristocracia dominante. Teremos de esperar pelo rei seguinte (João II) par assistir à centralização régia.
Os descobrimentos marítimos continuam entregues ao Infante D. Henrique, até à sua morte (1460), tendo, então, sido descobertos os arquipélagos de Cabo Verde e de S. Tomé e Príncipe. Depois da morte do Infante a exploração da costa africana foi entregue, com alguma displicência, a Fernão Gomes, um rico burguês, por um período de cinco anos.
O rei, entretanto, preferia investir contra os "infiéis" do Norte de África. Conquista Arzila, Alcácer Ceguer e Tânger, mantendo um espírito cruzadístico passadista e pouco consentâneo com os interesses da classe mercantil que começava a deter um importante peso económico e político.
Pelo caminho, o rei embrulhou-se em pretensões ao reino de Castela, disputando o trono a Isabel, a Católica. Sai derrotado política e militarmente na batalha de Toro e é forçadoa assinar o Tratado de Alcáçovas.
Perante esta deriva governativa e um evidente desnorte quanto à estratégia expansionista é o filho, futuro D. João II, que cada vez mais vai assumindo os destinos do reino ainda em vida do pai.
Afonso V era "grande, e robusto do corpo, de presença verdadeiramente real... mui pouco comedor; amigo das letras e homens doutos, e nas materias de guerra mui animoso, e de justiça algum tanto remissivo, e nas mercês mais liberal do que permittia a estreiteza do reino".
jp

No comments: