Nascido a 20 de Janeiro de 1554 e desaparecido em combate em 1578, Sebastião haveria de ter o ambíguo cognome de Desejado, não por ter sumido em Alcácer Quibir, mas pela muito prosaica razão de ter nascido 18 dias após a morte do pai, evitando que a coroa fosse herdada por um príncipe espanhol, o que, ironia do destino, haveria de acontecer com a sua morteNeto de D. João III, a quem nenhum dos nove filhos sobreviveu. A regência do reino durante a menoridade de Sebastião é assegurada, primeiro pela avó, D. Catarina e, depois, pelo tio-avô, cardeal D. Henrique.
Coroado em 1568 (também a 20/1), D. Sebastião tinha dois amores: a guerra e o zelo religioso. Pouco inteligente, pouco culto, completamente mimado e vaidoso, os dois "amores"somados eram, para ele, igual a cruzada. Em dez anos de governo nunca se preocupou em saber o que o povo queria, nem nunca reuniu cortes.
Passava o tempo a preparar secretamente exércitos para combater no norte de África, às escondidas da avó. E tanto porfiou que acabou por partir, em 1578, para Arzila, levando consigo a espada de Afonso Henriques... como se tal fosse suficiente! Não foi. Contrariando todos a estratégia militar aconselhável, o exército dirigiu-se a Arzila por terra, em vez de por mar, atravessando o deserto até Alcácer Quibir onde, esfalfado e sequioso, é interceptado e aniquilado. A batalha faz, igualmente, parte da história de Marrocos. É conhecida pela "Batalha dos Três Reis". Para além de Sebastião, morreram dois reis marroquinos.
A morte de Sebastião e a posterior entronização de Filipe de Espanha, constituíu a última hipótese de garantir uma Ibéria unida, desperdiçada pela usura e mesquinhês dos Bourbon. É a vida...
jp
3 comments:
E ainda há quem espere o regresso desse bronco.
Ha quem espere o messias e eu espero um mecenas.
O melhor e sentarmo nos todos.
- Figuras destas dão imenso jeito aos teóricos do "Quinto Império" - Bandarra e Pessoa, p.ex. Todas as teorias são possíveis, mas contra factos...
- Os mecenas andam arredios. Com a crise que aí vai é mais fácil arranjar um messias.
Post a Comment