7.2.08

MILAGRE É VIVER!

Os átomos não têm consciência. Nem sequer sabem que existem. Muito menos que nós existimos. E, no entanto, juntam-se aos triliões para nos criar. Porquê? Não sabemos. Nem eles sabem. Alguém sabe? Ninguém!
Estas minúsculas partículas dedicam-se, a deixar-nos disfrutar dessa experiência normalmente tão subestimada, mas inegavelmente agradável que é viver. Embora inconstantes, podem-nos deixar durar 650 mil horas ou mais. Depois dispersam-se em silêncio para se tornarem noutras coisas.
Esta boa vontade dos átomos é só uma parte do milagre. A verdade é que tivémos imensa sorte biológica. 99,9% dos seres que existiram já por cá não andam, nem deixaram sucessores. Mais, a própria sobrevivência da Terra, puxada por forças incontroláveis e sujeita a choques devastadores, é um espanto. Tivémos a sorte de ao longo dos tempos ter estado ligados a uma linha evolucionária beneficiada. Tivémos sorte com os antepassados que nos calharam. Nenhum foi devorado, esmagado, queimado, sei lá, afogado, na altura da procriação.
Por tudo isto, façam o favor de ser felizes!
jp

7 comments:

mjf said...

Olá!

Dizes tu::
"Tivémos sorte com os antepassados que nos calharam..."
Achas???:=)

Beijos

António P. said...

Porra Expresso agora vens dizer que os nossos antepassados eram miseros átomos !!!???
E depois pedes para sermos felizes !!!!
Abraços,

ortega said...

Não percebo porque é que esta visão biológica e antropológica do (não) sentido da vida (que eu também pratico) não é suficientemente confortável para a maioria das pessoas. Isso evitaria a paranoia das religiões.

maria antunes said...

Deves estar a atravessar uma fase maravilhosa na tua vida... ontem estavas romântico... hoje queres que todos sejamos felizes. Estou emocionada.

M said...

Também eu pratico esta visão do não sentido da vida como referiu o blogger acima. Só assim somos livres. Nascemos, vivemos e morremos, e portanto há que aproveitar.

Templo do Giraldo said...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

Passem por aqui e comentem. SAUDAÇÕES

Jorge Pinheiro said...

Efectivamente ando romântico, à minha maneira...
MJF: sem dúvida que tivémos sorte, muita sorte, com os nossos antepassados. É incível como essa linha evolucionária escapou durante milhões e milhões de anos a cataclismos diversos... e aqui estamos nós. É só esse o meu ponto. E já não é pouco! Não faço considerações morais (aliás entre os vários seres, venha o diabo e escolha). De resto, ainda estamos a evoluir.
António: míseros átomos?! Um átomo é uma coisa complexíssima. Está para além da nossa compreensão.
Ortega e M: é precidsamente o meu ponto.
Maria: estou bastante benzinho, obrigado.
Templode Giraldo: gosto muito de Évora. Boa sorte para o blogue.