19.3.08

ARTE PÚBLICA

Sob os auspícios da CML, Lagos está repleta de Arte Pública. Esta iniciativa, em boa hora lançada, tarda em surgir noutros concelhos marítimos com idênticas potencialidades. A ideia é boa. Os custos são baixos. A receptividade excelente. Por todo o lado são notórios os reflexos da iniciativa. Nas ruas, nos telhados, nas janelas, nas paredes, nos automóveis. Uma profusão de formas e de cores inunda cafés e esplanadas, provocando as mais díspares opiniões.
Para uns ficou-se aquém do organicismo dadaísta que, levado ao extremo, deveria relançar uma óptica "primitivo-futurista", motivando a diarreia cultural permanente. Para outros, a sugestão escatológica enunciada poderá provocar o caos urbano pela indução de comporamentos miméticos que resultarão, inevitavelmente, numa alteração comportamental totalmente indesejável. A polémica está instalada. Há quem já chame a esta nova forma de arte "pintura dejectável"!
Indiferentes à polémica, milhares de gaivotas mantêm o seu ímpeto artístico. Vão de chaminé em chaminé em chaminé, em voos planantes, gritando ao vento a sua liberdade criativa e deixando cair, aqui e ali, pinceladas efémeras de acrílico flamejante.
jp

No comments: