19.3.08

MEIA PRAIA

Meia Praia. Deserto desolado de aridez solitária que só não é maior por ser apenas metade. Finalmente vêm aí os "ressorts". Do outro lado da estrada, tipicamente estreita e ostensivamente esburacada, começam a surgir as obras que para sempre transformarão este deserto numa "Las Vegas" do barlavento.
Guindastes e gruas ostentam orgulho no progresso inexorável. Ao longe ouve-se já o saudável ruído de "catrapilers" impacientes por revolver a terra que só está ali para atrapalhar. O pastoso betão aguarda, impaciente, a hora de se despenhar para dentro dos alicerces. Engenheiros, arquitectos, pedreiros, trolhas, pretos, brancos, romenos, ucranianos... durante anos a Meia Praia será um estaleiro a céu aberto. Depois haverá rotundas, engarrafamentos e uma procissão permanente de turistas à beira do escaldão. Entretanto, teremos de aturar o Sousa Tavares em artigos sucessivos destilando veneno sobre quem lhe conspurcou as poéticas memórias de infância.
E tudo isto porquê? Porque ainda estamos a viver uma idade de gelo. Três quartos de toda a água doce da Tera estão aprisionados em gelo e temos calotes glaciárias em ambos os pólos, situação talvez única em toda a história do planeta. Há Invernos com neve abundante na maior parte do hemisfério norte e glaciares permanentes em locais temperados como a Nova Zelândia. Durante a maior parte da sua história o padrão da Terra era de calor generalizado e sem gelo. A actual idade de gelo começou há 40 milhões de anos... É natural estarmos fartos!
jp

2 comments:

Jon said...

Passei muitas férias da minha infância, nesta praia!!!
E sabe-me sempre bem recordar.
Obrigado :)

Anonymous said...

sou Lacobrigense, e ao ler o seu texto fico na dúvida se esta a ironizar se está envenenado com os cheiros nauzibundos das capitais. Aqui em Lagos prezamos pelo belo ao natural, nao o horrendo dos grandes hoteis e turistas apressados em disfrutar tudo muito depressa porque segunda precisam de trabalhar, para o ano voltarem ca e voltarem a escrever no seus blogues que o Algarve é uma desgraça. Preferimos a estrada esburacada e a praia deserta do que apanharmos sol em carcavelos a cheirar os pes do vizinho enquanto relaxamos nas toalhas. passe bem