2.4.08

AUDIÊNCIAS NOS BLOGUES

O blogue é um novo meio de comunicação social interactivo. A blogoesfera revolucionou, nos últimos cinco anos, o processo de comunicar. As notícias fluem on-line de fontes mais diversas, constituindo-se como verdadeira alternativa aos meios de comunicação clássicos. Não são só notícias. São comentários. Opiniões. Sensibilidades. O próprio entretenimento passou a ter novas regras e novos actores. Cada vez há mais gente a ter um ou mais blogues. Cada vez se passa mais tempo nos blogues. O sistema de criação é simples. A possibilidade de termos o nosso "jornalinho" é aliciante. A virtualidade ajuda a difarçar a timidez ou a falta de vontade em exposição mediática directa. Mais. Todos os que achamos que temos coisas para dizer podemos agora fazê-lo calmamente a partir do nosso escritório.
Há blogues para todos os gostos. Uns temáticos. Outros generalistas. Blogues profissionais. Blogues amadores. Há blogues fechados e blogues abertos. Uns aceitam todos os comentários. Outros seleccionam. Outros, ainda, não querem quaisquer comentários.
Mas todos querem audiências, salvo raríssimas excepções. O paralelismo com a televisão surge, assim, com naturalidade. Os "sitemeters" estão lá para isso. Contrariamente à televisão, cuja medição é arcaica e aleatória, nos blogues sabemos com total exactidão e on-line o número de visitantes, de páginas lidas, o tempo de leitura e outros indicadores.
Há vários métodos de ganhar audiências. O "advertising" dos blogues passa, obviamente, pelo boca a boca, mas principalmente pela interacçâo na blogoesfera. Todos colocamos comentários noutros blogues, na expectativa de receber contapartidas e, simultaneamente, deslocar alguns leitores habituais desses outros blogues e, portanto, ganhar audiências.
Ninguém gosta de fazer coisas para ninguém. Um blogue é, por isso, um meio de exercício da nossa personalidade. Um meio que, por um lado, excita a necessidade da nossa afirmação e da nossa criatividade e, por outro lado, é uma exposição calculada do nosso ego.
jp

3 comments:

Anonymous said...

Olá Sr. Expresso. Está aqui um rico blogue. :) É pena não ter mais tempo a o ler. Não precisa de passar no meu, porque continua parado.

Beijinhos

Maria Antunes

Anonymous said...

JP,

bom seu texto, e muito oportuno. discordo apenas com sua colocação final: " Niguém faz nada para o outro"....
Não é verdade, alguns blogs tem um espirito de interatividade muito maior do que o olhar para sí próprio!
No mais concordo!
Forte abraço,

Jorge Pinheiro said...

Obrigado pelo seu comentário, Eduardo. A intenção da parte final do texto é, apenas, acentuar que há um jogo criativo nos blogues em que, afinal, estamos nos expondo (como em qq actividade social ou artística) Ou seja, o nosso ego está lá, da mesma forma, sempre procurando a aceitação do "outro". Se calhar ficou mal explicado.
Abraço.