Quem conta um conto, aumenta um ponto: Bem vindo,#links
VIAGENS NA TERRA DO OI
Você chega em Salvador da Bahia e vê logo que foi enganado.
Primeiro eles não falam português. Experimente uma frase banal: "Desculpe, sabe-me dizer onde posso tomar um bom pequeno-almoço?". Resposta: "Oi?" Tente novamente, com delicadeza: "Olhe, por favor, diga-me onde posso tomar uma chávena de chá?". Resposta: "Oi?".
Mas a mentira continua. Você chama um táxi e pede para ir ao Largo José de Alencar. O motorista, embora com 30 anos de experiência urbana, não sabe e vai lhe dizer: "Oi?". Aliás, ninguém sabe e, no entanto, é o largo mais conhecido da Bahia, o famoso Pelourinho!
Pior, você chega no Pelourinho e ele não está lá!!! Ninguém tinha dito p'ra você, né!
Ali onde ainda hoje ecoam os gritos dilacerados dos escravos torturados. Ali onde o basalto negro reflecte ainda o sangue vertido pelos negros cativos. Ali onde agora moças elegantes tropeçam nos saltos altos ao som de batucada para turista curtir no forró da caipirinha... ali não existe agora nada!
O Pelourinho foi derrubado na voragem do movimento abolicionista, deixando-nos sem saber de que estilo seria: em bola, em pinha, manuelino ou em gaiola extravagante?
Mas o embuste continua...
Vá descontraidamente ao "Shopping da Barra" na esperança de comprar sandálias nº37 para sobrinhas e enteadas para quem o Brasil é o paraíso do "biquini".
Duas horas depois e 22 "oi's" mais tarde, você percebe, finalmente, que 37 na Europa corresponde a 35 no Brasil e consegue, enfim, fazer negócio, para alívio de todos que aguardam vez por entre um amontoado de caixas e uma vendedora bem fornecida que ainda hoje se interroga de que país sul-americano nós seríamos.
Regresse, então, ao hotel carregado de sacos suando nos 34 graus à sombra e 90% de humidade em táxis sem ar condicionado. Você vai querer pagar. O motorista diz: "Meia dois". Agora é a sua vez: "Oi?".
Mentiram p'ra você quando disseram que o único problema era a segurança. Isto aqui não é nada fácil! Sabem como se chamam os habitantes de Salvador? Todos pensaríamos num gentílico normal: salvadorenses ou salvadorenhos. Até podiam ser salvadores. Sei lá! Mas não, são soteropolitanos!!!
Definitivamente, isto não é nada fácil!
9.4.08
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Vou levar para o QUEM CONTA UM CONTO...
estranho vc não conseguir abrir os comentários! Obrigado por ter me avisado e obrigado pelo texto. descupe em nome desses Bahianos....rsrsrs!
Obrigado. Eu sou meio nabo a mexer nos controlos desta nave. Os baianos são fixes, até deu para história.
Deixa, com o acordo ortográfico tudo ficará resolvido...
Agora era a tua vez de dizer "Oi?"...
Oi mesmo!
Post a Comment