15.7.08

O MELHOR LUGAR DO MUNDO - ROSEROUGE

Ai, que saudade tão terna
tenho dos bancos da escola!
Da minha rota sacola,
das calças de meia perna,
das botas quase sem sola...!

Da minha lousa partida,
dos lápis esmigalhados,
dos cadernos esborrachados,
da algazarra da saída
aos gritos, berros e brados;

das idas ao "quadro preto"
escrever a tabuada
que, de resto, era cantada
por todos, como em coreto,
para ser bem decorada;

das soletradas leituras,
dos desenhos só a metade
por falta de habilidade
p'ra executar as figuras,
Oh! minha grande saudade!

... Até mesmo a palmatória
e a cana do professor,
(já as conhecia de cor)
também essas a memória
quase as guarde com amor.

Da parede pendia fixo
o grande "Mapa do Império",
E com ar grave e sério
o retrato de um estadista
ao lado de um crucifixo.

Vinha o recreio!... ai o recreio
c'o a infalível contenda
em que as cabeças sem fenda
não ficavam...! De permeio
engolia-se a merenda.

As contas e os ditados?
- de pôr em pé os cabelos!
Erros?- nem vê-los!
Eram todos apontados
e obrigados a fazê-los

vinte vezes cada um
na hora da brincadeira
com o "prof" ali à beira
prontinho para o "pum"
se acaso saísse asneira.

Na História eram os reis,
- seus feitos e valentias...
papaguear as dinastias,
sucessões, actos e leis
- à cabeça as "Sesmarias".

Linhas férreas e estações
marteladas a preceito,
rios, serras, do mesmo jeito,
províncias e regiões...
Portugal todo a eito.

Coração estômago e rins,
suas funções e locais,
veias, artérias e mais
órgãos e outros afins
das Ciências Naturais...

Esse era o primário estudo
no tempo em que eu lá andei.
E em abono direi
que muito daquilo tudo
ainda hoje eu sei.

Portanto, afirmo em verdade
(e como tal dou a face):
Por muito que ela custasse,
nutro uma terna saudade
da minha quarta classe!


Poema de António de S. Tiago, pai de RoseRouge.

13 comments:

Anonymous said...

Agradeço e cumprimento a ROSEROUGE pelo poema, e participação no TERTÚLIA VIRTUAL.

Obrigado e participe todos os meses!

Abçs

Jorge Pinheiro said...

Rose: suponho que a 4ª classe seja uma metáfora de um regresso à infância e de uma homenagem à família. Bonito. Obrigado. Bjs.

Anonymous said...

O meu Pai nasceu em 1933, numa aldeia chamada S. Tiago, ao pé de Vila Verde, Minho. Os tempos então eram muito mais duros mas sei que ele guarda boas recordações da sua meninice. E sim, sempre foi um homem para quem a família está em primeiro lugar. Tive uma infância maravilhosa. Eu e o velhote agradecemos-te do fundo do coração. Abraços.

Jorge Pinheiro said...

Foi um prazer. Um abraço ao teu pai.

Rafeiro Perfumado said...

A 4ª Classe é a despedida da infãncia mais tenra, dum tempo que não se repetirá jamais. Boa escolha... Abraço!

Anonymous said...

A minha querida infância.

Silvares said...

O quadro, os mapas, as cabeças rachadas... coisas lindas que vão ficando cada vez mais lá no fundo da gaveta. Com os lápis.

Anonymous said...

Obrigado Expresso pela Tertúlia! Foi bom participar..
Visito-o sempre, e é tb um bom lugar.
Beijinhos.

Anonymous said...

excelente ideia esta do melhor lugar, excelente.

parabéns jp.

parabéns pai da rosa vermelha

angel

Anonymous said...

MÚLTIPLO
by Ramiro Conceição

Quando se ama
a gente vira gente
do tamanho certo.
O Amor é múltiplo do inteiro.

Jorge Pinheiro said...

Ei, Ramiro, na maior!

Anonymous said...

Olá!
Sou a outra filha do António de S. Tiago. É a primeira vez que visito o blog e fiquei muito orgulhosa pelo meu pai. Publicaram um dos meus preferidos de entre tantos que ele tem. A Escola Primária ainda continua a ser um marco referencial para a nossa formação.
Obrigada e continuem!

Jorge Pinheiro said...

Olá outra filha. Gosto em conhecer. Vai aparecendo que isto é giro. Bjs.