Dantes os impérios eram conquistados, invadidos, estraçalhados. Sobre as suas ruínas outro império surgia. Hoje não é assim. Onde estão os bárbaros de outrora? Onde estão os hunos de hoje?
Andamos ao sabor de yea and nay do incompreensível sistema americano, encravados entre as eleições e a crise. Todos querem ficar a ganhar. A crise económica passa a ser um trunfo político. Do Senado à Câmara dos Representantes todos querem sair a ganhar num jogo de soma zero. Mas não desistem. Está em causa, não a crise, mas a sua (deles) parte nos despojos. A nacionalização dos "produtos tóxicos" e o "remédio" dos 700 biliões de USD garantem-nos que a crise vai agora começar. Puseram-se uns tijolos no muro. Um pouco de areia no dique. Mais nada! Os especuladores continuam animadamente a ganhar dinheiro na roleta da bolsa. Eles sempre ganham, em especial quando há crises. Nós, vamos blogando enquanto houver net. Lá ao fundo vejo já o repolho da couve-galega a espreitar!
Soubemos agora que esse "remédio" que tanto yea and nay tem provocado, afinal é mais uma dívida enorme que os americanos vão contrair junto de chineses e árabes, acrescendo à abissal dívida anterior e colocando literalmente os USA nas mãos desses investidores. Disse investidores, porque o são de facto: estão a investir na compra de um país!
Dantes havia bárbaros e hunos. Montanheiros que disputavam as civilizações dos vales e planícies. Mas, agora, já estão todos globalizados.... Dantes as civilizações caiam à força. Agora vão à falência!
A crise começou agora. Se não tivesse havido "remédios", o muro caía já. Assim, os "cavalos de Tróia" que temos dentro do nosso sistema, os consultores de gravata e pastinha, os meninos "yupies" da bolsa, os tubarões da finança, vão continuar o regabofe e a especulação até ao último cêntimo. Animem-se, pois. Não vai haver sangue. Em vez disso, em breve seremos dominados por um gigantesco conglomerado financeiro. Um potentado financeiro a que a democracia se terá de curvar.
jp
9 comments:
nao vai haver sangue, nao no sentido literal, mas como voce disse 'eles' continuam a ganhar dinheiro e isso tem que sair de alguem, como sangue que corre de quem 'luta' em vao pela gloria de sua patria. e eu estou quase que feliz que "Ulcerous Sphincter of Ass...merica"* nao sera mais essa coisa toda que sempre quis mostrar ser.
*V for Vendetta
Acho que estamos para ver mais um ciclo que se acaba...O que virá ???
Desculpa a demora... Adoro ler cada blog, ver as novidades e aumentar meus conhecimentos... Estava com saudades dos seus posts!! Pena que não consigo passar aqui todos os dias!
Ps: Muito obrigada pela mensagem simpática que escreveu no dia do meu aniversário!
Um super beijo
Jorge,
e ELA vem aí!!! As pessoas ainda não se deram conta do que virá!
Abçs
Roma foi uma coisa indefinível de força e grandeza. Hoje é só uma memória vaga. Não sabemos como esta época irá ser recordada dentro de 200 ou 300 ou mesmo 1000 anos. Mas será apenas outra vaga recordação...
Regabofe? Pensei que essa palavra fosse um exclusivo do "padreco" do Bloco de Esquerda.
O liberalismo morreu. O estertor é que pode ser complicado.
Duas décadas depois da queda do comunismo o capitalismo também caíu, pois quebrou suas próprias pernas com suas especulações. Não sei o que virá por aí, mas certamente será "amarelo", pois o centro econômico do mundo está se deslocando para a Ásia...
Talvez não. O capitalismo é muito resiliente.
Post a Comment