
Inserido no Projecto "Jardim Vivo", dinamizado pela
Associação de Moradores de Nova Oeiras, de que faço parte, temos desenvolvido um trabalho de classificação ornitológica das aves residentes em Nova Oeiras ou, das que sendo migratórias, por aqui nidificam ou passam grande parte do ano. Para além disso foram também colocados 30 caixas-ninho, para as espécies com dificuldade em nidificar e uma sinalética espalhada pelo bairro adquada à identificação das espécies. Este trabalho tem sido desenvolvido em colaboração com a SPEA (Sociedade Portuguesa Para o Estudo das Aves), indispensável na área científica, e tem o apoio da Junta de Freguesia de Oeiras. Este ano vamos tentar editar um livro com as ilustrações e bilhete de identidade de cada espécie. Neste momento estão identificados 31 espécies. Por antecipação, aqui vos deixo, em primeira mão as fotos. Uma por dia.
A carriça (Troglodytes Troglodytes), na foto, tem 9 cm de comprimento. Alimenta-se de insectos. Faz o ninho em arbustos. Residente todo o ano. Uma das aves mais pequenas da Europa.
Foto SPEA
3 comments:
Parabéns à associação! Haja pequenos(e grandes)núcleos de pessoas que funcionem bem neste nosso país à rasca. Pedradas no charco. Este levantamento é prova disso. Continuem,
iniciativa louvável, parabéns! Estarei à espera de outras fotos, ninhos e trinados!
Abraço
Vivina
Obrigado. Também estamos a começar com o levantamento das árvores.
Tb. temos a gravação do canto. Não tenho som no blogue... Fazia falta para isto, embora seja a maior das confusões perceber a diferença de certos trinados.
Post a Comment