17.1.09

A ESTRATÉGIA DA ARANHA




As aranhas de cruz são bem vindas no meu jardim. Sinal de boa saúde ambiental, são cada vez mais raras aqui por estes lados. Houve tempos em que passava os dias a embrulhar-me nas suas teias megalómanas que podem chegar a ter mais de 3 e 4 metros. Hoje lá estava uma, de tamanho muito aceitável, debaixo do loureiro estendendo a sua armadilha numa área enorme. Via no contraluz. Mas as moscas e mosquitos não têm essa acutilância. Inofensiva para os humanos, é mortal para as suas presas que injecta de veneno depois de bem ensarilhadas na teia gomosa. Esta aranha nunca entra dentro de casa, mesmo que convidada. Pode-se ver com nitidez a cruz na foto mais "puxada". Uma aranha santa. Uma aranha a preservar!

8 comments:

Anonymous said...

As teias e seus desenhos são até hoje um mistério da natureza que não entendo!

João Menéres said...

E feito sem tripé?
Jorge, é muito novo então...
Voltou aos vintes...

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: Não são fáceis de entender estas armadilhas quase perfeitas. Cada espécie tem o sue modelo de tecer. Sâo fascinantes.
João: ela tb. pôs-se a jeito!

João Menéres said...

AH! AH! AH !

Essa aí foi de mais!!!

Alice Salles said...

Que linda! Que seja preservada então!

Claire-Françoise Fressynet said...

Tb já tive 1 dessas a pausar para mim tilalalalala

roserouge said...

Ainda bem que me avisas que essas aí são de estimação...era bem capaz de lhe pôr um pé em cima se visse uma a rastejar na minha direcção...mas as fotos estão óptimas!

Jorge Pinheiro said...

As meninas e a estratégia da aranha!