12.2.09

DIA DOS NAMORADOS

Agora apareceu esta moda de comemorar o "dia dos namorados". Coisa recente, virada para o consumo. Curioso é que já há quem se ofenda se o dia não fôr comemorado. Tem muito boa miúda a acabar namoro por o namoro não ser lembrado. Como sempre nesta coisa dos "dias", fica sempre bem dizer que dia dos namorados é todos os dias... Mas, a verdade é que as convenções vão-se impondo e a humanidade tem medo das convenções. Por mim fica o simbolismo e vão-se os anéis...!
Curiosa é a associação desta comemoração a um tal São Valentim, de que, há uns anos, ninguém tinha ouvido falar em terras lusas. Parece que durante o governo do imperador Claudio II foi proibida a realização de casamentos. O imperador acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com mais facilidade no exército. No entanto, um bispo romano, continuou a celebrar casamentos, mesmo após a proibição. Descoberto, foi condenado à morte. Enquanto permaneceu preso, muitos jovens atiram-lhe bilhetinhos e flores, manifestando-lhe a sua fé no amor. Dá-se mesmo o caso de uma ceguinha, filha do carcereiro se apaixonar pelo bispo, sentimento, aliás, mútuo. A paixão foi tão forte que ela, miraculosamente, recupera a visão. Valentim é decapitado, sem apelo nem agravo, a 14 de Fevereiro e 270 d.C.
Esta edificante história, para além de, toda ela, ser um bocado panisga, vem provar que a paixão não cega, antes pelo contrário, mas mata! Por outro lado, elucida-nos que as uniões de facto não eram, ao tempo, juridicamente tuteladas!
Os brasileiros, muito mais tradicionalistas nestas coisas de comemorações, não vão em tretas e celebram o dia 12 de Junho, véspera do casamenteiro Santo António, como o "dia dos namorados". Bem hajam!
jp

10 comments:

João Menéres said...

O que eu aprendo aqui, todos os dias!
Obrigado por mais esta aula de luz, morte e amor.

maria antunes said...

Não ligo nada ao dia dos Namorados. Não me posso esquecer do dia do namoro.

Lília Abreu said...

Obrigada pelo esclarecimento. Nem sabia que os brasileiros atentavam ao 12 de junho.
E, é como diz: às tantas provoca pressão. Já cheguei a receber telefonemas em que me perguntam, pressionados pelo dia, como vão surpreender o/a namorado.

Jorge Pinheiro said...

Namorados é sempre complicado... Mas haverá melhor?

Kay said...

em Lisboa também celebramos o Santo António na véspera do dia 13 com uma forte ligação à protecção do namoro e do matrimónio, temos até os casamentos de Santo António no próprio dia 13.

Por mim podiam acabar com o dia de são Valentim, ainda se fosse feriado..eheh

Kay said...

apesar de Santo António ser o segundo padroeiro de Lisboa, pois julgo que o padroeiro é São Vicente (mas tu melhor do que ninguém hás-de saber esclarecer-nos), Santo António é o Santo com quem mais simpatizo, mesmo sendo ele italiano e não português como alguns portugueses pensam.

Maria Augusta said...

Não sabia que São Valentim havia sido decapitado. Aqui na França comemora o "Dia dos Namorados" no dia 14 de fevereiro, mas também acho mais lógico comemorar na véspera do dia de Santo Antônio, em junho.

Jorge Pinheiro said...

Acho que estamos todos de acordo.
Kay: é São Vicente. Santo António é mais popular.

Liberté said...

sao datas que nso derretemos apesar dos presentes. ora, ora, sempre um dia a mais para namorar especialmente. como gosto de comemorar, celebro os dois dias 14 e 12 ..

Francisco Castelo Branco said...

Já me aconteceu isso por nao me lembrar do dia lol....

Esqueceu-me.....