11.4.09

AVES DE NOVA OEIRAS - PENEIREIRO

O Peneireiro (Falco tinnunculus) é uma rapina de pequeno porte, 37 cm. De grande utilidade, alimenta-se de ratos e insectos, sendo essencial ao equilíbrio do ecosistema. Nidifica em árvores altas e edifícios. Residente todo o ano.
Foto SPEA

4 comments:

conduarte said...

Ai, que aflição. A natureza é mesmo um constante desafio para nós. Um bicho tão lindo, livre, voador, cheio de camadas aparadas, lindas, - come ratos?! Sim, vc me dirá. Faz parte do equilíbrio do ecosistema... Quem somos nós para contrariar isto tudo? E pior, contrariamos e colhemos o mal que fazemos a nós mesmos.

Muito lindo o seu Peneireiro.

Boa Páscoa!

Bjus
Con

Maria Augusta said...

Por aqui é difícil ver aves de rapina, talvez porque elas não tenham o que caçar para se alimentar. Bela foto, mostra bem a envergadura das asas.

Jorge Pinheiro said...

Já agora, uma das características distintivas das rapinas da família dos falcões (como esta) é conseguirem manter-se estáticas no ar, apenas agitanto a ponta das asas e daí partirem para voos picados de caça. As outras rapinas, tipo águia ou milhafre, rodam em círculos, plando, antes de visualizar e picar para a presa.

Anonymous said...

Jorge,

por falar em aves derrapinas, no DROPS estamos esquentando as baterias para a TERTÚLIA do PRAZER:

http://dropsazulaniss.blogspot.com/2009/04/o-drops-se-preparando-para-proxima.html

Vou avisar a Bé, que vai gostar!
É nossa sexóloga lisboeta!
Abçs