14.4.09

LINHA DE CASCAIS II

Como já referimos, no princípio do séc. XIX não havia Linha de Cascais. Um ermo de pinhais, penhascos sobre o mar e umas quintas no interior, explorando o vinho de Carcavelos.
Por volta de 1850 os banhos de mar começam a ser um remédio aconselhado pela medecina empírica. Faziam bem a tudo. Em 1871, D. Luís mandara renovar o velho paço dos governadores da cidadela de Cascais. O elegante Garrett ia a banhos em Algés, em 1844. A imperatriz D. Amélia fixara residência em Caxias, no Paço dos Muros Amarelos. A nobreza e a fidalguia começou a frequentar a zona. Mas passar de Paço D'Arcos era um tormento. Pedrouços era a estância balnear mais concorrida. Tomava-se banho de mar como remédio e não por prazer. Os banhos deviam ser rápidos, com três mergulhos rigorosos, apanhando com o choque de sete ondas, nem mais, nem menos. Saía-se rapidamente da água, com o fato a pingar, colado ao corpo. Os intrépidos banhistas eram auxiliados no banho pelo "banheiro" que ainda hoje conserva esse nome, embora agora se limite a alugar toldos e cadeiras de praia. As senhoras iam pela mão do banheiro e agarradas a uma corda. Ninguém sabia nadar. Um verdadeiro desporto radical. No começo deste século o fato de banho sofreu uma arrojada modernização. Pela primeira vez apareceram pernas de mulher nuas na praia... mas, abaixo dos joelhos! Passaram também a usar-se toucas de oleado onde cabiam as enormes cabeleiras das senhoras. Esse foi o maillot que viria a ser o ex-libris da Costa do Sol.
Nota 1: fonte "Memórias da Linha de Cascais"
Nota 2: Fotografia do passeio marítimo recentemente inaugurado e que liga Oeiras a Paço D'Arcos.

4 comments:

Alice Salles said...

"Um verdadeiro desporto radical" Imagino que devia ser mesmo, e que emoção que não era para quem o praticava!

Lília Abreu said...

As coisas que tu sabes! Fantástico!
Hummm isso dos banheiros segurarem as senhoras devia dar azo a outras coisas... o Garrett em Algés... nem me passava pela cabeça.

os maillots... aínda usei. Ficava com umas grandes mamas, só com 11 anos. De vez em quando, lá ía uma mama para dentro (havia uma forma plastica). Uma vez tirei e obrigaram-me a colocar. Que não era próprio... imagina, e eram só umas maninhas de 11 anos. Rejubilei com o 1º biquini - laranja debruado a branco, muito decente.

Maria Augusta said...

Imagino o banho de mar destes veranistas vestidos...felizmente houve uma grande evolução, agora se sabe nadar e os trajes é mais condizente com o esporte praticado.

jugioli said...

Adoro a luminosidade deste lugar!!!
vou conferir a nova estrada, quem sabe este ano.

@dis-cursos