GNTVídeo de Maitê Proença ofende portugueses
Hoje
Um vídeo realizado pela actriz brasileira Maitê Proença para o programa Saia Justa do GNT está a indignar portugueses e brasileiros e até já originou a criação de um abaixo-assinado na Internet. Por considerar o vídeo ofensivo para o povo português, o primeiro assinante, Filipe Cunha, exige "um pedido claro de desculpas, quer seja por escrito, oral, ou vídeo".
Por seu lado Maitê defende-se dizendo que não falou “mal de Portugal". O vídeo da polémica foi filmado em 2007 durante uma passagem da actriz por Portugal e termina com Maitê Proença a cuspir numa fonte.
A actriz brasileira passou por Sintra, pelo Mosteiro dos Jerónimos e junto ao Padrão dos Descobrimentos, erguido na ditadura de Salazar para homenagear os portugueses envolvidos no processo dos Descobrimentos, que segundo a actriz “esteve no poder cerca de 20 anos”.
Maitê manifesta-se ainda indignada pelo facto de o ditador português estar entre os “maiores portugueses de sempre” deixando no ar que os portugueses são “estranhos” por escolherem um ditador.
Notícia extraída do DN TV E MEDIA, a passar em todos os Telejornais nacionais, com relevo igual ao do prémio Nobel da Paz. Estranho que esta jovem rapariga, mesmo achando os portugueses burros e porcos, tenha andado com o nosso célebre burro Miguel Sousa Tavares, escritor, bon-vivant e comentador maldicente da nossa praça de burros. Largou-o por razões que não me souberam explicar lá no cabeleireiro, mas que eu associo à falta de dimensão instrumental. Será?
ET: "Saia Justa" nada tem a ver com o blogue da nossa amiga Georgia, para quem mando um grande beijo.
32 comments:
As "coisas" têm a importância que lhe dermos....
Não tinha expectativas sobre a "inteligência" dessa rapariga....
Daí que, ao deixar o guião em casa, ao sair de cena, não me surpreende a falta de conhecimentos, a estupidez da criatura....
Devemos perdoa-la.... ela não sabe o que faz nem o que diz....
Sou expectadora assídua do programa SAIA JUSTA do GNT desde sua criação há anos. Maitê Proença é uma das integrantes deste bate-papo semanal onde são abordados dos mais diversos assuntos. Definitivamente, dirigido mais ao público feminino brasileiro, deve, com certeza, ter também um grande número de expectadores homens pois trata-se de um programa inteligente, sério, comandado pela jornalista Mônica Valdvogel. Além de Mônica e da própria Maitê, fazem conjunto a atriz Beth Lago e a escritoora e filósofa Marcia Tiburi.
Não vi o programa que gerou a polêmica mas vou me atrever em ir em defesa de Maitê pois é uma mulher serena, muuuuuuuuito bem resolvida, tem conteúdo e incapaz de ofender conscientemente alguém. Imagine então, ofender uma nação inteira!!!!
Não posso acreditar que isto tenha acontecido realmente.
De qualquer forma, peço, como brasileira, desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas.
Remeto para o blogue HÁ VIDA EM MARTA, pois a MARTA postou mais cedo.
Um abraço.
Express,
hoje fui visitada pela 1ª vez pelo Blog Simplesmente Manuela --- http://simplesmentemanuela.blogspot.com
e transcrevo o mesmo aqui o que lá deixei:
Olá,
obrigada pela sua presença no meu Blog.
Estou pasmada!!! ... com o que acabei de ver, porque desconhecia esta notícia. Se pensou estar a fazer um programa de humor político, enganou-se!!! ... ficou muito aquém. Ela está perturbada, precisa de tratamento psiquiátrico, só pode!!!! Perdoia-lhes senhores rsssssssss
Beijinho
(l'excessive): tb. não percebo. Ainda se fosse de raiva depois de ter largado o Sousa Tavares... mas parece que foi antes. Só postei porque a notícia está a ter um empolamento que talvez nos livre das telenovelas brasileiras. Isso sim era uma prova de inteligência.
O vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=lfQtq4jdvSQ
assisti hoje no youtube.
O programa:
quando estreou com a Monica, Marisa, Rita Lee, Fernanda foi uma novidade na abordagem feminina da sociedade. A mistura finíssima das componentes davam um tempero especial ao programa. Logo depois da primeira troca tornou-se um enfadonho clube da Luluzinha.
O que dizer?
Sofro da "Síndrome da Vergonha Alheia"
queria muito um buraco pra me enfiar, inteirinha.
Lamentável essa senhora Maitê. Perdeu uma grande chance de ficar de boca fechada.
E as outras a rir, confirmam; realmente são da turma da Luluzinha.
Não peço desculpa porque acredito que há culpa sim, então não cabe a DES CULPA.
Fico triste, muito triste com o que a vaidade humana é capaz de fazer às pessoas. Ela teve de uma maneira vergonhosa seus 5 minutos de fama.
Vi o video e achei uma reportagem bem humorada e a brincar com algumas características da nação lusa à qual pertenço.
Os portugueses que se sentem ofendidos com as alegadas faltas de respeito da Maitê é porque são representantes de uma casta numerosa de portugueses que medrou largamente ao longo dos séculos: são os chatos, sisudos, mal-humorados e pseudo-patrioteiros que se ofendem se um estrangeiro acha que não somos sempre um país fantástico. A verdade é que se fosse uma portuguesa a fazer esta peça ninguém ligava nenhuma. Como é brasileira, aqui-d'el-rei que nos estâo a ofender. Oh filhos, vão-se mas é catar...
Al Kantara no seu melhor. Estou parcialmente de acordo QUANTO AOS PORTUGUESES. Totalmente em desacordo com o tom da reportagem. Ela faz isto de uma forma totalmente gratuta e sem qq piada e com claro intuito ofensivo. De facto não tem interesse nenhum, mas para quem vive do mercado portuguÊS (TAMBÉM) talvez fosse bom retratar-se. E é o que vai acontecer... os euros dão-lhe muito jeito.
Jorge,
para quem não viu o programa, ou duvide do que se diz a respeito, o Drops azul Aniss postou na integra! É só ir e assistir! Mas concordo com a desimportância do caso, partindo de quem partiu. infelizmente na cabeça só tem um rostinho bonito e cabelos!!!!! srs
A 1ª vez que vi a Maitê Proença foi numa telenovela chamada "A guerra dos sexos" e achei que era a mulher mais bela que alguma vez tinha visto, de tal maneira, que ainda hoje, mesmo envelhecida, ainda mexe comigo.Uma deusa. Continuo enfeitiçado, não consigo ficar ofendido. Quanto ao assunto em questão estou 100% de acordo com o texto do Al Kantara .
Ortega
Só podias. Para compreensão dos nossos amigos brasileiros, os portugueses, contrariamente a outros povos, gostam que digam mal deles. É assim que depois se conseguem superiorizar achando que é uma "blague" sem importância. Deve ter uma explicação psicológica qualquer...
Caro Jorge...
Sou assídua espectadora do programa Saia Justa da GNT...Geralmente são abordados assuntos interessantes e variados conduzidos na maioria das vezes pelo talento e inteligência de Mônica Waldwogel...Desde que Maitê passou a fazer parte do grupo,linda,chama a atenção...Em primeiro lugar por sua postura nem sempre a mais adequada..pernas sempre à mostra e pés descalços em um constante entrelaçar de sobe e desce do chão á poltrona e vice e versa...porém não posso negar que a moça é inteligente .Teve uma vida bastante conturbada com o suicídio de ambos,pai e mãe...e não parece carregar nenhum amargor como consequência...òtima articulista se expressa muito bem e consegue ser convincente em seus argumentos por vezes muito bem analisados...talvez um pouco segura de sí em excesso o que,dizem gera brigas internas com as outras participantes...Ora,pois bem tudo isto posto só para dizer que não assisti ao programa aqui citado,portanto fui lá para conferir...Não faço idéia o que deu na cabeça da moça neste dia ,no minimo infeliz ...o tom jocoso e ofensivo com que a reportagem começa e acaba é surpreendente,inesperado...especialmente vindo dela ...não concordo com a leveza do Alkantara ao tratar do assunto,tudo bem que não se faça disto coisa maior,mas que com razão muitos de voces, e não só os chatos e sisudos,tenham ficado indignados é pouco... A atituded de Maitê é de extremo mau gosto, e quase "burra"...um susto! Hoje é dia de novo programa...vamos ver o que acontece...espero que ela possa se retratar...embora por mais que peça desculpas..seu filme está pra lá de queimado....um escorregão dificil de engolir...que pena!
É. Acabo de ver o vídeo. Realmente faltou um pouco de diplomacia à moça. Só que as situações que ela destaca podem acontecer em qualquer lugar. Ela não quis perder a piada e acabou perdendo um país, Ô, dó!
Agora, a cuspidinha no final, desnecessária, como todo o vídeo em geral.
Ainda não vi o vídeo e conheço a Maitê Proença apenas das novelas. Mas pelo que foi aqui exposto, talvez se trate do que aqui na França eles chamam de "segundo grau"...eles fazem piadas horrorosas geralmente preconceituosas, em relação ao país ou a raça da pessoa, e depois dizem que "era só brincadeira", eles não pensam assim. Eu nunca fui fã do chamado "segundo grau", existem certas frases que ferem, e não se deve brincar com isto.
Abraços.
Não há nenhuma explicação psicológica para o facto de não me ter sentido atingido por aquele video desinteressante.Felizmente sei escrever números e não votei no Salazar como figura nacional do século XX. Agora, que a senhora continua interessante, lá isso é dificil negar.
Mudemos de assunto até porque esta nunca "mexeu comigo". Mas que se vai retratar vai... Uma aposta?
Agradeço a todos os amigos brasileiros que interveieram. O post nãp tem que ver com o nível de ofensa. Eu não fiquei ofendido. Tem que ver com o baixo nível de humor (porque, obviamente, os portugueses como qq povo são caricaturáves). De facto, não tem piada, é idiota e, acima de tudo, é completamente destituído de senso. De certeza que há melhor humor no Brasil. A pequena podia fazer telenovelas e ficar por aí. O pior é quando elas/eles ficam cheios de si.
Jorge,
essa 'senhora', ontem mesmo, pediu desculpas a Portugal, mas sempre dizendo que nós não temos sentido de humor ahahahaahahahah....ela que venha visitar os nosso Blogues para aprender o nosso sentido de humor hehehehehe
Bjinho
Olá Jorge...
Não me darei ao trabalho de assitir tal programa pois já não o fazia antes. Um grupo de profissionais que apresentam a mesmice com ar de novidade e desperdiçando um tempo que considero precioso demais para perder...não gosto, não vou, não tenho paciência, não vou pelo simples fato de perceber a indignação de vocês e isso me basta.
Independente das nacionalidades o ser humano é bem menor do que se julga ser. Sou brasileira como você é portugues, mas isso não nos qualifica mais ou menos além do que qualquer outro ser que consegue ter o discernimento para essa grosseria entender e o mesmo erro não cometer. Não acho que seria o caso de atribuir a essa senhora a condição de pertubada, existem condições bem mais humilhantes do que escondê-la atrás de uma demência, como é o caso da ignorância provavelmente. Quanto as telenovelas exitem os que produzem e os que assistem..uma diferença respeitável se entende como acontece.
Fatos como esse merecem apenas ser lembrados pela infelicidade de terem sidos cometidos, mais do que isso é engrandecer e alimentar a estupidez desse ego tão equivocado.
Obrigado Selena, um depoimento convincente que agradeço.
Express, assisti o video lá no Drops.
Que absurdo a conduta dela. Falta de educacao, de princípio cuspir na casa do outros ela está é louca e perdeu completamente a identidade dela.
Uma entrevista chula de baixo nível, envergonhando nao só os brasileiros, mas os jornalistas que trabalham seriamente. Parece que ela foi à Portugal somente para isso. Ridicularizar o povo portugues, o que ao meu ver ELA FOI A RIDÍCULA.
E agora vem e me deixa numa Saia Justa...
Olá Jorge..Não por isso, como você eu não julgo-me convincente mas sim sincera. Não temos porque, além do respeito que é devidamente percebido e necessário.
beijos
Selena: convincente, sincera e peremptória.
Georgia: a sua Saia Justa é outra loiça.
Oh Al Kantara desconhecido, topaste mesmo o que está em causa. Oh Expresso, desculpa mas não parece teu. Dar importância ao que não a tem gera a ofensa. Ela não existia (alguma ignorância, sim, mas é desculpável: o Tejo é um mar (da palha, pelo menos), as gárgulas "cospem" água, o nº 3 nem tu sabias. Quantos anos durou a ditadura militar no Brasil? Não é mesmo estranho o voto em Salazar??!!).
Quanto ao resto o Miguel é que sabe e ele perdoou-a de imediato!
Dar munições à loira é pacovismo. Os caros comentaristas portugueses, excepto o al Kantara, parecem mesmo brasucas do nordeste.
Antonião
sem ofensa!
Antonião
os portugueses são burros sim senhor, em olhar para novelas onde participam caras e mentes como a de essa "sra" maite proença (em minusculo pequenino!!!!!)
Como referi, isto foi tudo o que ouvi no cabeleireiro. Ainda bem que os portugas gostam de levar na tromba.
Sim, Antonião, fugi um pouco ao meu projecto editorial. Mas sabes, o que me irritou, para além da menina ser parvinha, é que os portugueses cospem para o chão, com balanço, e nunca para dentro de fontes daquela maneira quase pornográfica.
Olá Jorge, Lendo todos os comentários com mais calma...ainda acho que a atitude dessa brasileira foi de muito mal gosto, da mesma maneira que vocês sabem do humor que tem, nós também sabemos do nosso, e nesse caso a Maria Augusta definiu muito bem. Fazer humor pouco inteligente e depresseativo não é o tipo de humor que gosto mesmo se feitos com os meus, imagina com outros.
E já dei muito ibope prá essa dona. parei por aqui.
beijos,
Percebi perfeitamente, Selena, e concordo, mas já passou.
Uma tolice. O vídeo e, sobretudo, a reacção destemperada.
Boas,
Por mim já está mais do que "perdoada" e desculpada e o que ela quiser.
Já perdi imenso tempo que me faz falta para outras coisas, bem mais importantes, mas "chateia-me", desculpe a expressão de baixo nível,depois e tudo, que não foi nada, vindo que quem vem, eu ainda como Português, ter de sido insultado de Complexado, Saloio e Provinciano, porque acho de mau tom e total falta de nível as imagens, que supostamente teria de aceitar com agrado sentido de humor e até achar alguma piada.
Um abraço.
Post a Comment