Tarefa difícil indicar três blogues não participantes, mas que eu recomendo. Interrogo-me: se não participaram é porque não sabem ou não querem. Se não sabem, para quê incomodá-los? Se não querem, para quê sobressaltá-los? Nesta dicotomia quase marxista-leninista, acabo por me lembrar que tanto faz. Afinal, não é para eles que o jogo se destina. É para quem participa. E esses poderão descobrir mundos novos. Por isso aqui deixo três blogues imperdíveis.
100 Cabeças
100 Cabeças
Pintor, professor e bloguista. Rui Silvares, tem um blogue inemitável. "100 Cabeças" é um espaço onde se questiona tudo, da política às artes; dos filmes à vida quotidiana. É uma crítica de costumes, umas vezes mais péssimista outras menos, mas a luz ao fundo do túnel está lá sempre, mesmo que às vezes esteja muito ao fundo. Uma intransigência permanente que transmite uma rara lucidez. Absolutamente desconcertante. Escrita corrosiva e cirúrgica é, provavelmente, um dos melhores blogues portugueses. Que me desculpe o Eduardo que me "apresentou" o "100 Cabeças". Que me desculpe por ter infingido as regras. De facto, o "100 Cabeças" inscreveu-se na sessão anterior, mas não participou. Que me desculpe, mas era pecado não referir este blogue.
UTZ
Apenas há poucas semanas comecei a frequentar. Do que tenho visto é absolutamente recomendável, em especial a quem deste grupo se interessa por arte. O autor vive em Londres, escreve para a revista L+Arte. A sua relação com a área de leilões dá-lhe um conhecimento privilegiado do mundo e do mercado da arte numa cidade que, a par com Nova Yorque, está no topo da criação e da venda. O blogue dá-nos muitas novidades. Fala muito da arte portuguesa, com óbvio conhecimento de causa. Tem um olhar próximo e distante dessa mesma arte que a permite valorizar, sem falsos patriotismos ou visões pacóvias. Uma escrita fácil e irónica, fugindo à crítica estafada e enfadonha. Um blogue que está a ser uma revelação. Pena não ter "seguidores".
Um blogue inesperado. Um embaixador em exercício exprime-se na primeira pessoa. Escrita fácil e inspirada que se lê num fôlego. Carregada de humor diplomático que não se refugia em subterfúgios. Cumprindo, e bem, um papel de divulgação cultural de Portugal em França, este blogue conta, também, deliciosas histórias de reuniões, no mínimo exóticas, dos bastidores da diplomacia; fala de figuras conhecidas; de episódios anedóticos passados nesse mundo surreal dos diplomatas. A visão de Seixas da Costa é sempre irónica, inteligente e perspicaz. Um fenómeno na blogosesfera portuguesa. Deixo aqui o post de hoje, 1 de Dezembro, Dia da Restauração, para se perceber que um diplomata pode e deve tomar posição.
8 comments:
Obrigado Roberto pelo post e pelos comentarios. Abr!
Jorge, que legal. Sempre nos surpreendendo!
Quanto ao 100cabeças concordo com tudo que disse, desde o pessimismo do Rui, até ser, muito provavelmente, um dos melhores blogs Portugueses, o que vale dizer da lígua Portuguesa, uma vez que do Brasil e Africa não conheço melhores!
Quanto a te-lo citado, muito bem lembrado, pois apesar de inscrito, teve um grande asar de cair logo em seguida a um blog impossível de se comentar! De cumprir tarefas sobre ele!Dou toda razão ao Silvares!
Quanto aos dois outros, que não conheço, irei imediatamente passar a frequenta-los, pois sua sinopse recomenda definitivamente!
Parabéns pelas pérolas indicadas!
Conheço o "100 Cabeças", é tudo isto que você disse mesmo, os outros dois vou procurar conhecer, tuas descrições estão muito convidativas!
Pelo que vi de tuas descrições, 3 ótimas opções de blogs. Vou conhecer.abração tudo de bom,chica
Jorge,
Não confundas os "Seixas". O nome do Embaixador em Paris é Francisco Seixas da Costa.
"Duas ou tês coisas" é uma optima escolha. Vou visitar os outros dois.
Willing to see you soon.
O 100 cabeças já conhecia.
Os dois outros, não.
Tenho que os acrescentar aos que passarei a seguir. claro está.
Encontrei nas suas opções um CERTO paralelismo com as minhas...
Um abraço.
Obrigado Helena. Não sei onde estava com a cabeça...
So hoje vi esta nota. E, embora sem acentos no Iphone, aqui lhe deixo o meu profundo agradecimento pela simpatia das suas referencias. Um bom Natal e um excelente 2010, com muita blogagem...
Post a Comment