16.11.09

TURISTA OCIDENTAL - COMPOSTELA

Acabada a viagem a Córdova e Granada, vamos continuar em Espanha, ou melhor, na Galiza. Como irão ver, os galegos não gostam de ser espanhóis. Preferiam ser portugueses... Finalmente um povo com bom gosto!
Santiago de Compostela é uma "cidade-catedral", ponto de partida e de chegada para milhões de peregrinos católicos ao longo de séculos. O turismo religioso tem em Compostela um dos seus expoentes máximos. Compostela foi uma criação inteligente de alguns "marketeers" católicos que transformou uma tradição pagã ancestral num acto de fé cristã. Conheça, a partir de amanhã, a verdadeira história deste santo e das suas polémicas ossadas. Conheça a vil traição do bispo Gelmirez. Saiba dos caminhos para lá chegar. Sinta a religiosidade que emana daquelas santas fumegações. Perceba porque é melhor ir a Braga.

3 comments:

La Maison d'Ávila said...

Estarei aguardando...
"Povo com bom gosto"..hahaha..gostei!!
Super beijos,
Regina d'Ávia.

Maria Augusta said...

Aqui no leste da França existem vários caminhos que conduzem a Compostela, imagino que eles vem de longe, do norte e do leste da Europa. Conheço pessoas que já fizeram esta peregrinação mesmo não sendo religiosas, dizem que faz bem para o corpo (pela caminhada) e para a alma (talvez pela vitória sobre o cansaço e pelas paisagens). Não sabia que havia peregrinações para Braga também.

EXPRESSO said...

Há seis grandes caminhos para Compostela. Cinco por terra (entre eles, o Caminho Português que passa por Braga, e um Caminho por mar. Braga, antes de Compostela era a Roma da Península... a "cidade dos Arcebispos". A enorme vantagem de se ir a Braga é que é um dos sítios onde melhor se come no mundo, enquanto Compostela é dos piores. Quanto ao cansaço espiritual, prefiro o sofá!