4.12.09

TURISTA OCIDENTAL - COMPOSTELA (19)

Em 1089, o bispo Pedro fez construir, sobre ruínas romanas, a Sé Catedral de Braga, numa forte tentativa para ser reconhecido como o primeiro entre os bispos das Espanhas, muitos anos antes de Compostela ver surgir a Catedral de Santiago.
As rivalidades haviam começado há muito e não mais cessariam, agravando-se no tempo do bispo compostelano, Diego Gelmirez, cuja diocese já detinha grande autonomia na Galiza.
Tudo começou com o “golpe de marketing” do eremita Pelayo… E reparem bem, enquanto Compostela só tinha as supostas relíquias de Santiago, Braga detinha os despojos de quatro santos: S. Silvestre, Santa Suzana, S. Cucufate e S. Frutuoso de Montélios. Todos mártires do tempo das perseguições romanas. Pois, nem assim!
Mas não foi só marketing. O tal bispo Gelmirez que era um grande pulha, veio pastoralmente a Braga com o objectivo declarado de visitar as tumbas dos quatro mártires. Na verdade, o que ele queria era enriquecer o espólio de Compostela com quantos corpos santos pudesse encontrar.
Enquanto chorava lágrimas de crocodilo, os da sua comitiva pisgaram-se com os corpos de Santa Suzana, S. Cucufate e S. Silvestre.
Na imagem, fachada da Sé Catedral de Braga.
(a continuar)

3 comments:

Maria Augusta said...

Incrivel, eles surrupiaram os corpos dos santos? Que golpe, hein?

EXPRESSO said...

VALIA TUDO...

La Maison d'Ávila said...

Ainda vale tudo...
Infelizmente..