21.12.09

TURISTA OCIDENTAL - DE LISBOA A SINTRA: UMA PERSPECTIVA SALOIA (1)

No período atlante consta que o próprio Poseidon, fundador dessa mítica civilização, veio a Sintra passar férias.
Com os Celtas, Sintra tornou-se no mais famoso “Centro de Estudos Druídicos” da Península, com mestrados em “Erecção do Carvalho” e post-graduações em “Somas Védicos”.
Depois, enquanto os atrasados Lusitanos pastavam lá pelas Beiras, a zona do Ribatejo e Estremadura (Sintra incluída) foi povoada pelos estimáveis Túrdulos, uma tribo indo-europeia que aqui desenvolveu, nem mais, nem menos, que a conhecidíssima cultura de Alpiarça, caracterizadora da Idade do Ferro no centro de Portugal.
Os romanos também curtiram por estes lados e os mouros até fizeram castelo.
Estamos no Monte da Lua, o Promontorium Lunae ou Mons Sacer, dedicada a mágicas celebrações de culto lunar. Há quem diga que aqui fica uma das sete entradas para a Terra Oca. Leiam o livro de Raymond Bernard, “O Enigma da Terra Oca”, da desaparecida colecção Cavalo Branco, que tudo vos explicará sobre a proveniência dos Intraterrestres, essa utópica “Raça Futura”, que Bulwer Lytton denominou os “Ana”... Eu francamente não sei, mas que a Serra é mágica, é!
Senão vejam como os prédios se multipicam como cogumelos... Pura magia! Veja-se como os carros invadem as profundezas serpentárias dos vales mais profundos em piqueniques emporcalhados... Pura magia! Observem a profusão de garrafas de plástico, colorindo festivamente a estrada da Lagoa Azul... Pura magia! Notem como, em pleno Parque Natural, surgem virgens florestas de betão armado... Pura magia!
(a continuar)

2 comments:

João Menéres said...

Belíssimo ambiente para esta imagem!
SORTUDO !!!

João Menéres said...

O Lord andava por lá?