13.11.10

INSIDE JOB

Estreou esta semana o documentário "Inside Job". Um documentário em quatro partes sobre a génese da crise, as razões, as consequências e sobre quem ganha com isto. Fui ver. Mais uma vez a realidade supera a ficção. Impossível inventar o Wall Street fez durante os últimos 10 anos. Depois de ver o filme, não tenho dúvidas que Oliveira e Costa é um santo. Dias Loureiro, um pobre aprendiz de feiticeiro. O grave é que nada foi aprendido. Os bancos americanos entraram em operações de fusão e dos 15 grandes bancos, agora há cinco. Cada vez com mais poder. A indústria financeira prospera, de novo, graças à ausência de regulação. Obama nada fez. Os lóbis financeiros funcionam a um nível em que ninguém é eleito sem esse apoio. São 5 lobistas por congressista! As agências de rating dão AAA a quem pagar mais. O governo Obama recuperou todos os envolvidos nos escândalos financeiros que desencadearam a crise. Havard e outras Universidades tem os especialistas económicos comprados por instituições financeiras. A democracia está totalmente manietada pela "finança". Em Washington governa Wall Street. Saí do filme com a noção absoluta de que a crise não é económica. É uma crise social gravíssima que só pode acabar com revolução e banhos de sangue..

8 comments:

Anonymous said...

NÃO ! NÃO ! NÃO ! Tudo menos isso!!!!
Estamos no século 21, ou não???

myra said...

eu digo igual que o Eduardo!
NAO!!!!

Jorge Pinheiro said...

Pois. Vejam o filme... Andam a gozar com a nossa cara. Somos números e fonte de enriquecimento. A isso eles chamam desenvoçvimento e consumo. Qt mais dívidas temos mais eles ganham. É absolutamente incrível. Para quem pensa q a justiça não funciona cá, nos USA é pior. Atá fuzeram leis oara proteger aquela cambada. Vejam o fime.

daga said...

não admira que os idealistas sejam sempre assassinados!

Jorge Pinheiro said...
This comment has been removed by the author.
Jorge Pinheiro said...

A questão é que estes tb são idealistas. O problema é que ainda não são assassinados.

daga said...

é verdade!! gostei do "ainda"

Jorge Pinheiro said...

Secúlo XXI QUER DIZER O QUÊ? NÃO É POR PASSAR OS SÉCULOS QUE FICAMOS MAIS CIVILIZADOS. ESTES CRIMES SÃO SOFISTICADOS. SÃO DO SÉCULO XXI... O GRAVE É JÁ NÃO HAVER CARBONÁRIA!