18.1.12

CENSURA NA NET

Devem estar a pensar que o título está errado e que deveria dizer China ou Egipto, mas não, estou mesmo a falar dos EUA e de um projecto lei chamado SOPA. A realidade é que há um projecto lei a ser discutido no congresso que tem o nome de SOPA, Stop Online Priracy act, em português é “acabar com actos de pirataria online“. O SOPA, permitirá suspender sites alojados em qualquer parte do mundo, que estejam envolvidos ou permitam a violação dos direitos de autor, sem ser necessária qualquer ordem judicial. O que isto quer dizer? CENSURA.
Se esta lei for aprovada, obrigará os fornecedores de internet a monitorizarem os serviços online. Mas não são só: motores de busca, serviços de alojamento, plataformas de pagamento, agências de publicidade e, até, redes sociais, terão de monitorizar o que se passa e serão forçados a bloquear sites, e os negócios com os sites, que infrinjam esta lei.
Como seria de esperar, existe empresas que apoiam esta leis, como os produtores de conteúdo dos Estudos Unidos, Hollywood e estúdios de TV, a Business Software Alliance, um grupo de 29 empresas tecnológicas que lutam pela propriedade intelectual dos softwares que produzem.
No entanto, os que estão contra também são empresas de peso, Google, o YouTube, o Facebook, o Yahoo!, o AOL e o eBay, por exemplo, que são empresas que saem beneficiadas com a os conteúdos disponíveis na internet. Outras associações como European Digital Rights, a Free Software Foundation, a Quadrature du Net, o Open Rights Group e os Repórteres sem Fronteiras, também estão contra esta lei.
Se esta lei for aprovada, os Estados Unidos será o mais recente país, e o primeiros do grupo de países desenvolvidos que sempre criticaram países como a China e Irão por controlarem a internet, a censurarem a internet.
Para perceberem melhor, o site Terra.com.br tem um infográfico onde explica esta lei, que pode ser visualizado neste link. Poderão assinar uma petição, neste link, que já conta com mais de 700 mil pessoas.

5 comments:

Eduardo P.L said...

Lamentavel. Qualquer controle, ou seja CENSURA é odiosa e perniciosa! Quem diria, partindo dos paladinos das liberdades!

João Menéres said...

Controlar sempre foi aconselhável...
CENSURA gratuita NÃO !!!

Helena Oneto said...

Jorge,
Acabei de assinar. Ja somos mais de 1.507.000!!!
Bjs

Li Ferreira Nhan said...

Hiiiii, já vi esse filme...

E por aqui, em terras brasileiras, existe uma "PaTrulha" que adora baixar uma censura!

myra said...

agora sim entendi e estou de acordo em assinar!