30.1.12

GOOGLE - ALTERAÇÃO NA PRIVACIDADE


A Google anunciou alterações nas políticas de privacidade dos serviços da empresa, As primeiras críticas já começaram a surgir. Segundo a Google, estas políticas vão ser alteradas no início de Março com o objectivo de agregar as regras de cerca de 60 serviços e simplificar a leitura dos termos de serviço. Uma das principais novidades desta actualização é o facto de permitir uma maior partilha de informação dos utilizadores entre os vários serviços da Google.
O anúncio não foi, contudo, bem recebido por todos e nos EUA já começaram a surgir algumas críticas. Um deles foi o director executivo da organização Electronic Privacy Information Center, Marc Rotenberg que, citado pelo El País, considera que estas novas regras apenas vão baixar os níveis de privacidade dos utilizadores.
O responsável pela organização defensora dos direitos dos cibernautas compara esta integração das políticas de privacidade da Google ao lançamento do Buzz, um primeiro projecto de rede social da empresa que acabou por morrer. Na altura do seu lançamento, foi precisamente a questão da privacidade a mais criticada pelos activistas.
Em declarações ao diário espanhol Víctor Domingo, membro da Asociación de Internautas, também se mostra preocupado com esta actualização.
Apesar de considerar que a Google tem o direito de alterar as suas políticas e termos de utilização dos serviços, sublinha que estas novas regras poderão dar à empresa um perfil ainda mais completo dos utilizadores.
Já o presidente da Common Sense Media, James Steyer, afirma que o anúncio da Google «mete um bocado de medo». O mesmo responsável sublinha que «apesar de a empresa acreditar que seguir os utilizadores em todas as plataformas melhora os seus serviços, os consumidores devem ter a opção de dizer não. Sobretudo as crianças e adolescentes que são grandes utilizadores do YouTube, Gmail e Google Search».

11 comments:

daga said...

Não percebo em que é que essas alterações concretamente vão afectar os utilizadores... Não percebo sequer quais são as alterações... a minha ignorância é grande como vês :p será que consegues resumir?
beijo

Li Ferreira Nhan said...

Estou como a Daga. Não percebo "nadinha"!

Jorge Pinheiro said...

Mas convém que comecem a perceber, pelo menos um esforço. Porque isto mexe com connosco. O Big Brother está cada vez mais perto. Um dia tentarei fazer um post meu interpretando. Para já são só notícias.

Jorge Pinheiro said...
This comment has been removed by the author.
conduarte said...

Eles não cobram por "serviços" que nos oferecem, mas exigem em troca que entremos no jogo deles, e isso ta ficando um saco!

Vamos ver até onde isso vai...

Não temos escolha, vai ter que ser assim, como eles querem...

bj Jorge, saudades.

Li Ferreira Nhan said...

Explica Jorge.

myra said...

eu tbem nao entendo...

Jorge Pinheiro said...

Vou explicar num post autónomo.

daga said...

Ficamos então ansiosamente à espera :))

Helena Oneto said...

Dear Jorge,
Explica pra gente, se fazes favor, TUDO muito BEM explicadinho para eu também perceber!
Muito OBRIGADA:)!
Bjs

Jorge Pinheiro said...

OK. Mas deixa-me perceber melhor os contornos.