23.2.12

PALÁCIO NACIONAL DE BELÉM



O Palácio Nacional de Belém, em Lisboa, fica situado no n°11 da Calçada da Ajuda (Praça Afonso de Albuquerque) em Belém, sendo actualmente a residência oficial do Presidente da República.

O Palácio foi construído em 1559 pelo fidalgo D. Manuel de Portugal. Situa-se na zona sudoeste da cidade de Lisboa, em Belém. O palácio tinha jardins à beira do Tejo, quando o rio tinha a margem mais próxima do que na actualidade. No século XVIII, D. João V, comprou-o ao conde de Aveiras, tendo-o alterado radicalmente. Acrescentou-lhe uma escola de equitação (as cavalariças são hoje o Museu Nacional dos Coches) e adaptou o interior para poder fazer as suas conquistas amorosas com discrição.Em 1912, já depois da proclamação da república, o Palácio de Belém foi designado residência oficial do Presidente da República. Os presidentes da I República tinham porém que pagar renda ao Estado para residirem no Palácio (para não serem acusados de gozarem de privilégios atribuídos ao anterior regime). Durante o Estado Novo o Palácio de Belém não foi palco de relevantes acontecimentos políticos, devido ao reduzido papel atribuído ao Presidente da República pela Constituição de 1933. Neste período, apenas o Presidente Craveiro Lopes, habitou permanentemente o Palácio (entre 1951 e 1958). Depois do 25 de Abril, apenas o presidente Ramalho Eanes habitou permanentemente o Palácio. Hoje, o elegante edifício de cor rosada é a residência oficial  e de trabalho do Presidente da República Portuguesa

 

9 comments:

Luísa said...

No comentes!
E o quarto no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães? Segunda residência oficial...

Hummmmmmmmmmm!

Anonymous said...

Não visitou o Museu ?
A Directora é a Lourença Baldaque, minha amiga e neta da Agustina.
Vá lá e diga que é meu amigo...

Um abraço.

João Menéres.

Jorge Pinheiro said...

COMBINADO, JOÃO. DESTA VEZ FOI SÓ DE PASSAGEM.

Jorge Pinheiro said...

Luísa: em Guimarães há uma ala reservada, mas penso que só o Sampaio é que usou (?)

Jorge Pinheiro said...

Já vi que não repararam no pormenor da última foto...

Anonymous said...

ABRE A FELICIDADE !


JM.

Anonymous said...

Essa dava pano para mangas !...
Mas aqui no pc há que poupar.
Custa uma fortuna...e, ainda por cima, é muito lento e paga-se na mesma.


JM.

Jorge Pinheiro said...

Maas isso trabalha a pedais?!...

Anonymous said...

Uma breve nota: o João Menéres está equivocado, o director do Museu é o Dr. Diogo Gaspar, desde a inauguração em 2004. Cumprimentos.