8.3.12

PAUL ROMER - CHARTER CITIES

Pedimos desculpa de não ter tradução. Vale a pena ouvir com atenção. Paul Romer é uma estrela em ascenção, possível próximo prémio Nobel da Economia. A Charter City é um conceito novo que pretende fazer face aos novos desafios mundias e contribuir para ultrapassar a crise. Já há exemplos pelo mundo (Macau, Hong Kong, cidades na Pensilvânia e nas Honduras). São cidade de milhões de habitantes com um estatuto de grande autonomia. As regras são diferentes do resto do país. As regras laborais, fiscais, patrimoniais... o que fôr necessário para uma efectiva mudança de competitividade no mercado moderno. Tem um Carta própria (Charter) e regem-se por regras que elas próprias aprovam. Não são Cidades-Estado. mas Cidades com pouco Estado. Uma conceito que está crescer. Parece que está feito um desafio para nascer uma em Portugal, na zona de Paredes. Vejam mais AQUI

3 comments:

João Menéres said...

Estilo LOWCOST das companhias de aviação...

Jorge Pinheiro said...

Julgo que é mais a criação de novos pólos urbanos libertos da carga do passado e com vantagens fiscais e tecnológicas. Um recomeçar de novo. Suspeito que ainda vamos ouvir falar disto.

daga said...

finalmente uma opção diferente!!! uma luz ao fundo do tunel! pensei que não fosse possível - continuar com liberdade de escolha, com regras, mas com oportunidades de trabalhar!
obrigada por partilhares esta hipótese que me era totalmente desconhecida.
beijo