7.8.12

CAETANO VELOSO - 70 ANOS

Não é meu costume encher o blogue de sacadas do YouTube só para encher chouriços. Mas hoje era impossível não comemorar o meu artista brasileiro preferido, ao completar 70 anos. Cantor, compositor, músico, poeta, inovador, fantasista e excêntrico. Um doido com juízo. Caetano esteve ligado ao "tropicalismo", movimento que fez crescer a música brasileira nos anos 60, libertando-a da estafada Bossa Nova e do tradicional Samba. Um experimentalismo que permitiu, depois, a Caetano percorrer os mesmos caminhos agora renovados e  reinterpretar o Brasil. Um Brasil com batida, com electicidade, como mensagens novas, com espírito novo. Eu conheci o Brasil quando Caetano fugiu dos "coronéis" para Londres e fez este magnífico disco que vemos no video. "Transa" tem a espantosa música "Mora na Filosofia" que só dá para ouvir à vezes, mas quando dá, bate fundo. Ouvíamos o disco até à exaustão, juntamente com o "Chico e Caetano ao Vivo". Durante anos, as suas canções estiveram sempre presentes nas minha selecções. Caetano é um meus heróis. Se o Roberto fosse vivo, hoje estaríamos a comemorar. Assim faço a festa convosco. Percam um pouco de tempo e vejam o que vos seleccionei. Ouçam. Apenas ouçam e vejam. Apenas... 

8 comments:

Anonymous said...

Feliz aniversário Caetan♡ !
\Li/

myra said...

voce tem razao, eu tambem adoro adorei sempre!!!!!!

peri s.c. said...

Aqui a gravação de " Mora na Filosofia " por seu autor , Monsueto, para sentir o que Caetano fez com ela : http://www.youtube.com/watch?v=ssfwerdOqVk&feature=related

Uma das coisas que gosto em Caetano foi essa busca e regravações/releituras que fez de grandes e esquecidas músicas da sólida história da Música Popular Brasileira .

Silvares said...

Tenho uns quantos CD's na prateleira.
eu "like" Caetano.

daga said...

ouvi, Jorge, ouvi e vi e adorei :)) a música do Caetano não "enche", preenche o nosso espírito!

Fatyly said...

Um grande, grande, grande, grande SENHOR DA MÚSICA!
Gostei da tua selecção!

João Menéres said...

APENAS.

Cumpri, Jorge !

Se o Silvares tem CD's, eu tenho vários LPs...
...e, como talvez se recorde, no dia 3 de Setembro de2011, estive em casa da DONA CANÔ que, em 16 de Setembro próximo, completará 105 anos !
Bendita Mãe de tão estraordinários ARTISTAS !

Jorge Pinheiro said...

LEMBRO BEM E CONCORDO. Embora a "mana caetana" para mim esteja noutro campeonato que não é o meu.