21.3.13

COMENTÁRIOS QUE VALEM UM POST

BloggerEduardo P.L. said...
Toda União tem seus bons e maus momentos. A União entre seres que se amam, como no casamento tem altos e baixos. A UE é muito nova, muito grande e tem pela frente muito a ser aprimorado. Acredito que a União faz a força. Contra uma China no futuro próximo, se a Europa não estiver UNIDA será muito pior para cada um dos paises do bloco. Assim vejo as coisas à distância. Posso estar errado, mas Chipre é uma ilhota que não pode por a perder tanto esforço, e detonar a UE.

9 comments:

Paulo said...

A entrada de Portugal na UE foi decidida, bem ou mal, pelos nossos governantes: É preciso constantemente aturar a arrogância alemã o snobismo inglês e o chauvinismo francês, tudo isto em mais de uma dúzia de línguas diferentes. Um grande desafio e, quanto a mim, concordando com o que disse o Eduardo, a união europeia é fundamental para o equilíbrio mundial.
Os portugueses têm tendência para o derrotismo e desconfiam das "uniões" não as conseguindo fazer mesmo dentro do próprio país. Não somos pragmáticos,somos provincianos e achamos que conseguimos sobreviver "orgulhosamente sós".

myra said...

muito bom TUDO!!!!que diz o Eduardo!!!

Fatyly said...

Respeito mas a meu ver e pelo que estamos a sentir na pele...CADA VEZ MAIS A EUROPA ESTÁ TUDO MENOS UNIDA...numa guerra que ninguém entende...tal como a "entre portas" ou seja em Portugal já puseram em luta a geração dos aposentados contra a geração que trabalha, funcionários públicos contra privados e vice-versa, contra quem recebe o fundo de desemprego um direito adquirido porque descontou para tal...em vez de uma união total do povo.
Cresce a olhos vistos o suicídio, o homicídio seguido de suicídio, os problemas psiquiátricos como a depressão e a criminalidade. Os serviços de Saúde cada vez mais precários...a educação pela rua da amargura com cortes "cegos"...e este rumo levar-nos-à onde?
Como podemos acreditar num Ministro das Finanças - Gaspar que não acerta uma mesmo com tanta medida de austeridade ainda nos diz que votou como membro da ECOFINE a medida (tresloucada) da taxação dos depósitos em Chipre e que a mesma jamais será feita em Portugal?

Eduardo oxalá que tenhas razão, a esperança sabe bem...mas esta UNIÃO é como um casamento em que se leva porrada até dizer chega e logo depois saem de mãos dadas...

Chipre é uma "ilhota" claro que sim e querem fazer dos países do sul a "porcalhota ou possilga"?

Desculpa o desabafo ...mas a coisa ta mesmo preta...ai siô, siô mi arranja um lugar aí que vou já imboraaaaaa:)

Beijos

Jorge Pinheiro said...

Sempre fui defensor do Federalismo Europeu. Agora é tarde. A Europa não só não soube fazer a união, como se deixou dominar pelo norte germanófilo. E o norte não percebeu o que era dominar. Dominar não é esmagar. Mas essa subtileza falha àquela gente. O futuro vai demorar e é uma incógnita. O caso de Chipre serve apenas para demonstrar a idiotoce estratégica da Merkel e seus idiotas de serviço. Há sempre outras soluções. Angola, Rússia, Brasil, China... Só os alemães é que não entendem.

João Menéres said...

O Gaspar tem um novo palpite :
Diz que o meu Sporting vai ser o campeão...

Jorge Pinheiro said...

Paulo: sinceramente não entendo como se pode desculpar tanto os alemães e bater nos povos do sul. Acho masoquismo, no mínimo.

Paulo said...

Eu não estou a desculpar os alemães. Tenho pena é que nós os povos do Sul não consigamos lidar com eles sem ser na base dos coitadinhos e ofendidos, por isso é que digo que nos falta pragmatismo.

Jorge Pinheiro said...

E a eles falta o quê? Vergonha?...

Jorge Pinheiro said...

Há uma enorme falta de jeito e uma incompetência total desta gente da UE. A Alemanha, essa, é governada por uns mentecaptos. Nem se entende o que querem.