5.5.13

RIBEIRA DAS NAUS - III (VISTA PARA TERRA)



A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, situa-se junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² (180m x 200m). É o centro da cidade de Lisboa, bem como a sua principal praça. Em 1511, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este local. O Paço da Ribeira, bem como a sua biblioteca de 70 000 volumes, foram destruídos pelo terramoto de 1755. Na reconstrução, coordenada por Eugénio dos Santos, a praça tornou-se no elemento fundamental do plano do Marquês de Pombal. O Complexo Ministerial com arcadas que circunda a praça, albergou desde então grande parte dos departamentos dos Ministérios do Governo Português. Actualmente, com a saída progressiva dos Ministérios, a Praça foi requalificada. O trânsito automóvel foi proibido e as arcadas transformadas em espaços de restauração de grande qualidade.

3 comments:

myra said...

gostei mas parece um gde silencio:)

Fatyly said...

Sim, hoje sem trânsito ficou bem melhor embora alguns ministérios continuem... mas pena é que toda essa enorme praça não tenha mais "alma" com pequenas árvores, flores, etc., como em muitas de outras grandes cidades...e quando a olho sinto frio, vazio...não sei explicar melhor!

Fatyly said...

UM EXEMPLO QUE QUANDO PUDERES VISITA:

No dia 1 de Maio fui com a minha mãe à sua terra: MAfra...fiquei pasma e ela altamente decepcionada com o mar de mármore ou marmorite e pilaretes em frente ao Convento num contraste dantesco...e o roseiral que havia entre as duas vias de circulação automóvel foram todo à vida.

Enfim!