23.6.13

MURO DE BERLIM

O Muro de Berlim está transformado em atracção turística. O Check-Point Charlie é um pretexto para vender T-Shirts. É verdade que todos os povos exploram os seus "lugares-comuns". Nós, os portugueses, repetimos até à exaustão o feito dos Descobrimentos. Em cada esquina de Lisboa há uma estátua de navegador por descobrir. Em cada beco há um fado vadio e sardinhas para assar em vinho tinto de ocasião. Os brasileiros esgotam-se no samba e na "garota de Ipanema" entre sucos e caipirinhas na gastronomia do feijão. Os italianos impingem monumentos até ao vómito arquitectural e "griffes" de sensação pour épater le bourgeois. Em Espanha são museus e obras de arte, na tentativa de fazer esquecer os genocídios americanos e os roubos continentais. Paris c'est l'amour, com a Torre Eiffel em todas as cenas e a falta de educação genética de um povo que precisa de perfume para evitar cheirar mal. Em Berlim, porém, o leitmotif é Hitler, o nazismo, a Gestapo, o martírio de judeus, os bunkers, a blitzkrieg, o soviete supremo da RDA e as torturas da STASI. Guerras e mais guerras. Mortes e mais mortes. Uma cidade dividida. Uma ilha de horror. O turismo em Berlim faz-se de morte e de execuções. Os alemães assumem esse passado tenebroso e fazem-nos pagar para ver. E nós pagamos... Pagamos para ver um símbolo de uma Europa que não se pode repetir. 

4 comments:

Silvares said...

Deus te ouça.

Anonymous said...

Pagamos bem caro.
Li

daga said...

foram eles, os alemães, que me deram para ler tudo o que havia contra o nazismo, tudo sobre o holocausto, desde Brecht a Erich Maria Remarque, desde Borchert a Böll, nas aulas de história e de alemão ensinaram-nos a odiar os nazis! e não tivemos de pagar nada...
beijo

myra said...

sim, Jorge, tudo que diz e mais que certo, e a foto , logico, e otima, sendo fi\eita por voce e com tudo que...disse....
Li tem razao....