6.7.13

FOTOGRAFAR

Fotografar é ver melhor. Há quem fotografe só para dizer que esteve lá, para mais tarde recordar. Meras recordações. Postais ilustrados. Tanto faz. A fotografia deve tentar o melhor enquadramento, a melhor luz, o melhor ângulo. Isso implica ter de olhar com detalhe o objecto fotografado. Sei que não sou profissional. O equipamento não me interessa muito, desde que seja razoável e dê para depois editar. Tentar uma boa foto é ter de olhar de frente, de trás, de lado. É antecipar como se vai fazer, mais tarde, a edição. Não basta descarregar a objectiva e seguir em frente. Fotografar acaba por nos dar uma imagem que não temos sem essa busca estética. Fotografar é ver melhor.

12 comments:

João Menéres said...

Não poderia estar mais de acordo !

João Menéres said...

E se tenho um equipamento com uma resolução elevada, é pela simples razão que, por vezes, me encomendam grandes ampliações.
( Já me foi pedida uma com 3 metros de comprimento e este mês tenho outra para fazer : tratase de uma vista aérea em Braga, a um determinado edifício, que é grande. ).

João Menéres said...

Faltou o ífen, em trata-se.

João Menéres said...

Já agora :
Primeiro, vou fazer o reconhecimento no terreno para ver a incidência da luz.
( VER MELHOR, não é ? )

Anonymous said...

Concordo plenamente. Na viagem a Berlim testamos isso na prática. Chegamos a fotografar a mesma coisa do mesmo lugar. Resultado: duas leituras diferentes. Dois olhares pessoais.

João Menéres said...

Também quando se olha para uma mulher...

myra said...

nao sou fotografa, mas acho que voce tem toda a razao!

myra said...

nao sou fotografa, mas acho que voce tem toda a razao!

Anonymous said...

que bonita frase, Jorge! e diria mais: é ensinar os outros a ver melhor! é ensinar os outros a reparar no pormenor! é obrigar os outros a tomar partido, a revelar o seu ponto de vista, a não ficar indiferente!
Graça
(vai ter de ser em anónimo que isto está a cansar-me!!!)

João Menéres said...

A GRAÇA disse uma coisa muito importante !

Um beijo.

mauro m said...

Fotografar é ver melhor, mesmo. E guardar essa visão .

Jorge Pinheiro said...

É isso mesmo.