7.6.14

CRÓNICAS DE ISTANBUL V - DELÍCIAS TURCAS E O CREMOR TÁRTARO

Numa panela colocar água, sumo de limão e açúcar. Levar ao fogo mexendo até ferver. Quando atingir 115 graus centigrados  retire do fogo. Vai estar uma calda espessa, mas ainda líquida. Numa outra panela coloque 500ml de água junte o cremor tártaro e a farinha maisena, leve ao  fogo mexendo sempre até ficar uma papa esbranquiçada. De seguida misture aos poucos a calda feita anteriormente e mexa vigorosamente (se achar necessário use a batedeira). Depois de agregado volte a colocar a mistura ao fogo mexendo sempre até ficar com uma consistência viscosa (mais ou menos  1 hora). Retire do fogo misture o corante. Os que gostei mais foram os de cereja. Numa superfície coberta com papel manteiga e pincelada com óleo ou azeite  despeje a mistura  e deixe esfriar completamente. Polvilhar  com açúcar de pasteleiro e maisena por cima do doce já frio até ficar bem branquinho por cima. Corte como preferir e passe novamente pelo açúcar e maisena para não pegar. Delícia Turca, Turquish Delight, Manjar Turco ou mais propriamente Lokum. Um doce de sultão, irresistível e viciante. Sei onde há em Lisboa, mas não digo.

6 comments:

Paulo said...

Sacana! Fui eu que disse para trazeres e não deixaste nenhuma para mim (comeu todas o guloso...). Agora tens que dizer onde as posso encontrar em Lisboa.
Abraço

daga said...

agora até receitas turcas escreve...para os outros (melhor dizendo - as outras fazerem), mesmo à sultão! e come tudo e não deixa nada ;)

João Menéres said...

O chef Jorge !...

Jorge Pinheiro said...

PAULO: VOU TE LEVAR AO TURCO.

Li Ferreira Nhan said...

Essa delícia turca é moeda de sedução :)

Jorge Pinheiro said...

Pois... deve ser. Eu de mulheres não percebo nada.